O Ministério da Saúde anunciou a antecipação da entrega de 1,8 milhão de unidades de insulina até o final de dezembro de 2024. A medida foi oficializada durante reunião entre a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e a vice-presidente da Novo Nordisk no Brasil, Isabella Wanderley. O objetivo é assegurar o abastecimento ininterrupto do medicamento no Sistema Único de Saúde (SUS).
Com a nova programação, 93% do volume contratado de canetas de insulina serão entregues até dezembro, superando a previsão inicial de 50%. A insulina é produzida na planta industrial da Novo Nordisk em Montes Claros (MG), reconhecida como a maior fábrica de insulinas da América Latina e responsável por 15% do fornecimento global da empresa.
Isabella Wanderley destacou o compromisso da empresa com o SUS e o Brasil: “Temos um imenso orgulho de sermos, há mais de cinco anos, fornecedores e parceiros do Sistema Único de Saúde, um dos maiores e mais bem reconhecidos do mundo ao garantir acesso a um medicamento tão importante como a insulina. Nosso esforço para atender a esta antecipação reflete nosso compromisso com o país.”
Até outubro de 2024, o Ministério da Saúde distribuiu 49,9 milhões de unidades de insulina NPH e 10,7 milhões de insulina regular (frascos e canetas) para estados e municípios. O abastecimento contínuo é assegurado por meio de aquisições regulares, que mantêm a oferta para atender à população dependente do medicamento.
Para pessoas com dificuldades de acesso à insulina em farmácias privadas ou pelo programa Farmácia Popular, o Ministério recomenda a procura por unidades básicas de saúde, onde o medicamento está disponível mediante prescrição médica.
Participe do CANAL e receba as principais notícias na palma da sua mão.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.