Novo software gratuito ajuda a prevenir amputações em pessoas com diabetes

Tecnologia

O pé diabético é uma das complicações mais graves que pode acometer pessoas com diabetes, e só no estado de São Paulo, em 2022, cerca de 59 mil pacientes sofreram com esse problema.

Entre as complicações mais graves está a amputação, consequência direta de infecções e úlceras nos pés. Para enfrentar esse desafio, o Laboratório de Biomecânica do Movimento e Postura Humana da USP desenvolveu um novo sistema de atendimento e tratamento: o Sistema de Orientação ao Pé Diabético (SoPeD).

Liderado pela professora Isabel Sacco, o SoPeD se destaca como uma ferramenta inovadora e acessível, focada em melhorar a vida de pessoas com diabetes, especialmente aquelas que convivem com a doença há mais de 10 anos.

Isabel Sacco explica que, com o tempo, a diabetes pode causar uma série de alterações nos pés que afetam profundamente o dia a dia do paciente.

“Após cerca de 10 a 15 anos de convívio com a diabetes, as pessoas tendem a desenvolver uma perda de sensibilidade nos pés. Elas deixam de perceber a pressão, o toque e até mudanças de temperatura, o que pode levar a sintomas como formigamento, queimação e dormência”, comenta a professora.

Esse quadro, além de incômodo, traz sérios riscos à saúde. A perda de força e alterações motoras podem fazer com que o paciente desenvolva uma forma inadequada de caminhar, aumentando a pressão em determinadas regiões dos pés, favorecendo o surgimento de infecções e, em casos extremos, a amputação.

A importância de exercícios específicos

Uma solução para evitar a progressão dessas complicações está na prática de exercícios direcionados para os pés, e é aqui que esse novo aplicativo desempenha um papel importante.

O software é projetado para orientar os pacientes a realizar exercícios específicos, além de fornecer informações detalhadas sobre a doença e suas consequências.

 “O SoPeD oferece uma parte educativa, com textos explicativos, e uma parte interativa, onde o paciente pode explorar diferentes áreas do corpo para entender como a diabetes pode afetá-las”, explica Isabel.

Além disso, o programa inclui uma série de questionários que ajudam a avaliar o estado do paciente em relação à neuropatia diabética, quedas causadas pela falta de equilíbrio e a saúde geral dos pés, verificando a presença de calos e úlceras, por exemplo.

Com base nas respostas, o software gera um laudo em linguagem simples, acessível para qualquer usuário, e recomenda um plano de exercícios personalizado para ser feito duas a três vezes por semana, com sessões de cerca de 20 minutos.

O diferencial do SoPeD está na sua capacidade de adaptação. Conforme o paciente realiza os exercícios, o software ajusta automaticamente o nível de dificuldade com base no feedback fornecido após cada sessão.

“Se a pessoa achar os exercícios muito fáceis ou muito difíceis, o SoPeD ajusta para garantir que o paciente esteja sempre progredindo de maneira segura e eficaz”, detalha a professora.

Acesso gratuito e disponível para todos

O SoPeD não é um software comercial, o que significa que qualquer pessoa pode acessá-lo gratuitamente, tanto pelo navegador quanto por meio de um aplicativo para Android.

Além do português, o programa já está disponível em quatro idiomas: inglês, espanhol, francês e alemão, o que amplia ainda mais seu alcance global.

Embora já seja utilizado por muitos pacientes, o SoPeD ainda passa por aprimoramentos contínuos. Um ensaio clínico randomizado e controlado está em andamento, com conclusão prevista para fevereiro de 2025.

 “Esse estudo vai nos permitir confirmar, em larga escala, os benefícios que já observamos em pacientes que utilizam o programa. Estamos otimistas de que o SoPeD pode realmente transformar a vida de muitas pessoas”, afirma Isabel.

Além de prevenir amputações e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, o software tem o potencial de aliviar a sobrecarga no sistema de saúde, ao reduzir a necessidade de tratamentos invasivos e hospitalizações decorrentes de complicações do pé diabético.

Como usar a ferramenta?

Para quem quiser experimentar essa ferramenta, o SoPeD já está disponível no site: www.soped.com.br

Participe do CANAL e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

2 thoughts on “Novo software gratuito ajuda a prevenir amputações em pessoas com diabetes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *