Um novo estudo revelou que pessoas que costumam dormir mais tarde apresentam maior risco de desenvolver diabetes tipo 2. Segundo os pesquisadores, essas pessoas têm 46% mais chance de enfrentar a doença em comparação com aquelas que se deitam mais cedo.
Saiba mais sobre a pesquisa
A pesquisa, conduzida com mais de cinco mil holandeses, foi apresentada durante a reunião anual da Congresso Europeu de Diabetes. Ao longo de cerca de 6 anos, os participantes responderam a questionários que analisaram seus hábitos de sono e outros aspectos da saúde. Os cientistas dividiram os participantes em três grupos:
- os que dormiam cedo;
- em um horário intermediário;
- aqueles que se deitavam tarde.
Os resultados mostraram que os indivíduos que dormem tarde não só possuem um risco mais elevado de diabetes tipo 2, mas também apresentam outros sinais preocupantes.
Eles possuem um Índice de Massa Corporal (IMC) 0,7 kg/m² maior, cinturas mais largas e acumulam 7 cm² a mais de gordura visceral — a gordura localizada na região abdominal, que está associada a doenças metabólicas.
Além disso, o teor de gordura no fígado dessas pessoas é 14% maior, fator que pode agravar o risco de problemas de saúde a longo prazo.
A falta de descanso adequado e o hábito de dormir tarde podem impactar diretamente no controle glicêmico e no aumento da gordura corporal, fatores essenciais para o bem-estar de quem vive com diabetes. Assim, ajustar o horário de dormir pode ser um passo simples, mas significativo, na busca por uma vida mais saudável.
Por que um bom sono é necessário para pessoas com diabetes?
Para quem tem diabetes uma boa noite de sono é um fato importantíssimo para o bom tratamento da doença. Dormir bem ajuda a regular os níveis de glicemia e outros hormônios do corpo. Além disso, melhora a sensibilidade à insulina e previne o risco de complicações do diabetes.
Para melhorar a saúde do sono, é importante consultar um médico para tratar problemas como apneia do sono e adotar boas práticas de higiene do sono.
Participe do CANAL e receba as principais notícias na palma da sua mão.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.