Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a doação de sangue, chegou! Celebrado nesta sexta-feira (14), este momento importante serve para homenagear os doadores que salvam vidas e destacar a importância da doação regular para atender à demanda constante por sangue nos hospitais.
Por isso, muitas pessoas se perguntam se pessoas com diabetes podem doar sangue. Para esclarecer essa questão, conversamos com a endocrinologista Denise Franco, que forneceu informações valiosas sobre o tema.
Quem pode doar sangue?
De acordo com a Dra. Denise Franco, as pessoas com diabetes tipo 2 que estão bem compensadas e não utilizam insulina geralmente estão aptas a doar sangue. “É fundamental que esses indivíduos mantenham seus níveis de glicose controlados e estejam em boa saúde geral no momento da doação,” explica a endocrinologista.
Para aqueles que têm diabetes tipo 1 e fazem uso de insulina, a doação de sangue não é recomendada. Segundo a Dra. Denise, “Esses pacientes podem enfrentar mais riscos e complicações durante o processo de doação, tornando-se uma prática não indicada.”
Em todos os casos, a consulta com um médico endocrinologista é fundamental antes da doação. O profissional irá avaliar o seu caso individualmente, considerando o seu estado de saúde geral, o controle do diabetes e os medicamentos utilizados.
Participe da COMUNIDADE e receba as principais notícias na palma da sua mão.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.