A hipoglicemia, conhecida como glicemia baixa, é uma condição caracterizada pela queda dos níveis de glicose no sangue para valores abaixo de 70mg/dL. Esta complicação é comum em pessoas com diabetes tipo 1, mas também pode ocorrer em indivíduos com diabetes tipo 2, especialmente aqueles que fazem uso de insulina.
A glicose é a principal fonte de energia do corpo, e níveis baixos podem causar sintomas como:
- Tremores;
- Sudorese;
- Confusão mental;
- E em casos graves, perda de consciência.
É importante estar sempre atento aos sinais de hipoglicemia e saber como agir rapidamente para corrigir a baixa de glicose, utilizando alimentos ou bebidas açucaradas ou, em casos mais severos, medicações prescritas por um médico.
COMO TRATAR A HIPOGLICEMIA?
A sugestão é que seja feito o consumo de carboidratos simples como:
- Açúcar;
- Balas;
- Mel;
- Sucos de frutas concentrados;
- Refrigerante não dietéticos.
A nutricionista especialista em diabetes Carol Netto recomenda ingerir 150ml de bebida com açúcar para adultos e em torno de 50ml para crianças. É importante frisar que essa alerta exclui alimentos como chocolate, leite, doce de leite, biscoitos recheados e integrais.
COMO PREVENIR AS CRISES DE HIPOGLICEMIA?
Após a normalização da glicemia, a pessoa com diabetes deve fazer um lanche caso a próxima refeição não ocorra dentro de uma hora, ou antecipar essa refeição. A composição desse lanche deve incluir fibras, proteínas e gorduras de boa qualidade.
Participe da COMUNIDADE e receba as principais notícias na palma da sua mão.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.