A Paraíba, no nordeste brasileiro, aprovou, por unanimidade, uma nova lei com foco no diabetes. A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) discutiu a proposta na última terça-feira, 13. O Projeto de Lei 3.864/2025, de autoria do deputado estadual Gilbertinho (UNIÃO), institui a Semana Estadual de Atenção ao Diabetes, que ocorrerá anualmente, no dia 14 de novembro, data em que se celebra o Dia Mundial do Diabetes.
Educação e prevenção em diabetes
De acordo com o autor da proposta, a criação da semana tem como objetivo promover ações de conscientização e educação sobre o diabetes. Dessa forma, articulando com campanhas já realizadas globalmente sob o incentivo da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Além disso, o projeto propõe que as ações ocorram em parceria com entidades públicas e privadas. Por isso, pode ainda potencializar o alcance das campanhas e permite a realização de atividades descentralizadas, como mutirões de saúde, palestras, caminhadas e exames gratuitos.
Riscos e diagnóstico
Durante a Semana Estadual, o foco será reforçar a importância do diagnóstico precoce, já que muitas pessoas convivem com o diabetes sem saber. O que pode favorecer, portanto, o surgimento de complicações graves, como problemas renais, cegueira e amputações.
A proposta da nova legislação é justamente quebrar essa barreira por meio da informação acessível e contínua. Transformando assim o conhecimento em prevenção e, principalmente, em qualidade de vida.
Um dos pontos do projeto é a integração entre diferentes setores da sociedade. A lei prevê que a Semana Estadual de Atenção ao Diabetes seja realizada com o apoio de escolas, universidades, unidades de saúde, organizações sociais, empresas e veículos de comunicação. Assim, cria-se uma rede de mobilização capaz de atingir públicos diversos, desde crianças até idosos.
Esse modelo colaborativo também fortalece o papel das cidades do interior, muitas vezes com acesso limitado a informações e atendimentos especializados.
LEIA MAIS
- Nova regra autoriza cirurgia bariátrica para pessoas com diabetes tipo 2 e IMC entre 30 e 35
- Passa Vinte (MG) aprova lei que garante sensor de glicose para pacientes com diabetes tipo 1; projeto vai à sanção
- Cápsulas de amora-preta mostram potencial natural no combate ao diabetes tipo 2, diz estudo do Piauí