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    Início » Quais são os direitos de alunos com diabetes nas escolas?
    Saúde Pública

    Quais são os direitos de alunos com diabetes nas escolas?

    Marcelo IezziMarcelo Iezzi17 de março de 2025Updated:24 de março de 2025Nenhum comentário3 Mins Read
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    Criança com diabetes mostrando sensor de glicose.
    No Brasil, crianças e adolescentes com diabetes enfrentam desafios diários para garantir o controle da glicemia dentro do ambiente escolar.
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    No Brasil, crianças e adolescentes com diabetes enfrentam desafios diários para garantir o controle da glicemia dentro do ambiente escolar. Para proteger esses estudantes e assegurar um tratamento adequado, leis e diretrizes estabelecem direitos fundamentais que as escolas devem seguir. No entanto, muitos pais e alunos ainda desconhecem essas garantias, o que pode levar à violação de direitos essenciais. A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) possui uma cartilha com todos os direitos previstos no país.

    Nenhuma instituição de ensino pode negar matrícula ou dificultar a permanência de um aluno por causa do diabetes. A Constituição Federal de 1988, no artigo 205, assegura o direito à educação para todos. Além disso, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na Lei nº 8.069/1990, reforça que toda criança tem direito à escola sem discriminação. Se uma escola se recusar a aceitar um estudante com diabetes, estará infringindo a legislação vigente.

    O dever da escola em garantir segurança e bem-estar

    As escolas têm a obrigação de garantir o bem-estar dos alunos com diabetes. O Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/1990) exige que instituições privadas de ensino assegurem um ambiente seguro e adequado para todos os estudantes. Além disso, o Código Penal considera crime a omissão de socorro em casos de urgência. Assim, professores e funcionários precisam estar preparados para lidar com situações como hipoglicemia ou hiperglicemia.

    Estudantes com diabetes têm o direito de realizar o monitoramento da glicemia e aplicar insulina quando necessário. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei Federal nº 11.347/2006, que regulamenta o fornecimento de insumos para o controle da doença, o aluno pode portar seu kit diabetes, incluindo sensor de glicose ou glicosímetro, insulina e alimentos para correção de glicemia baixa. Se a escola impedir o uso desses itens, estará violando o direito à saúde do estudante.

    A importância da alimentação adequada para alunos com diabetes

    A merenda escolar deve atender às necessidades dos alunos com diabetes. A Lei nº 11.947/2009 determina que as escolas públicas devem oferecer uma alimentação balanceada e adequada às necessidades nutricionais dos estudantes. Se necessário, a instituição deve fazer ajustes no cardápio para evitar impactos negativos na glicemia.

    Embora as escolas não precisem ter um profissional de saúde exclusivo para atender alunos com diabetes, professores e funcionários devem se informar sobre a condição.

    Como garantir que os direitos sejam respeitados?

    Pais e responsáveis devem buscar informações sobre os direitos dos alunos com diabetes e, caso enfrentem dificuldades, podem recorrer a órgãos como o Ministério Público, Conselho Tutelar e Ouvidoria Geral do SUS. A parceria entre família e escola também é essencial para promover um ambiente seguro e acolhedor para esses estudantes.

    Garantir a inclusão e o respeito aos direitos dos alunos com diabetes é fundamental para proporcionar uma experiência escolar saudável e sem barreiras. A informação e o diálogo são as principais ferramentas para que a escola cumpra seu papel e os estudantes tenham pleno acesso à educação com segurança e dignidade.

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    Foto de Marcelo Iezzy
    Marcelo Iezzi

    Editor-Chefe e Supervisor de Comunicação - Jovem, antenado e questionador, Marcelo convive com diabetes tipo 1 desde os 5 anos de idade. Natural de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, é jornalista e está sempre em busca de novos aprendizados. Atua na produção e edição de reportagens, roteiros e conteúdos que unem informação, sensibilidade e relevância. Também supervisiona a comunicação institucional do Um Diabético e contribui ativamente para o diálogo com a comunidade. Sua vivência com o diabetes traz ainda mais autenticidade e empatia para o conteúdo que produz.

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