Close Menu
Um Diabético

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Cápsulas de amora-preta mostram potencial natural no combate ao diabetes tipo 2, diz estudo do Piauí

    19 de maio de 2025

    RN amplia ações de prevenção ao pé diabético

    19 de maio de 2025

    Café da manhã de quem tem diabetes: 5 frutas para evitar glicose alta

    18 de maio de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    Instagram YouTube Spotify LinkedIn TikTok WhatsApp
    Um Diabético
    segunda-feira, maio 19
    • Home
    • Quem Somos
    • Últimas Notícias
    • Vídeos
    • PodCasts
    • Projetos Especiais
      • Diabetes Informa
      • Todos pelo Diabetes
      • Retrato – O Brasil que Depende de Insulina
      • Sim, Diabético!​
      • Juntos por Você
    • Contato
    Um Diabético
    Início » SUS: 13 exames de rotina oferecidos para quem tem diabetes
    Saúde Pública

    SUS: 13 exames de rotina oferecidos para quem tem diabetes

    Maurilio GoeldnerMaurilio Goeldner15 de março de 2024Nenhum comentário6 Mins Read
    Compartilhe WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Telegram Copy Link
    Envie
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Telegram Copy Link

    A saúde de quem convive com diabetes demanda uma atenção especial e constante. Além de seguir um plano de tratamento adequado, e realizar exames periódicos, é fundamental para monitorar a condição e prevenir complicações.

    O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza exames que devem ser feitos por pessoas com diabetes e que avaliam os níveis de glicose e também podem indicar risco de complicações por causa da glicose alta. Existem 13 exames laboratoriais oferecidos gratuitamente pelo SUS. O portal Um Diabético conversou com o endocrinologista e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Diabetes e professor da Faculdade de Medicina do ABC, Fernando Valente, que elencou e explicou a importância de cada um desses exames. São eles:

    • Glicemia de jejum e Hemoglobina glicada (também conhecida como HbA1c): 

    Colhidos no sangue, devem ser feitos para avaliar se as taxas de açúcar no sangue estão compensadas. Enquanto a glicemia de jejum é uma “fotografia” de como está o açúcar no sangue no momento da coleta do exame, a Hemoglobina aplicada é uma média do açúcar no sangue nos últimos 3 meses. Ambos são disponíveis no SUS. 

    A Hemoglobina aplicada, idealmente, deveria ser coletada a cada 3 meses (em caso dela estar acima do valor ideal, ou se houver mudança no tratamento do diabetes) ou a cada 6 meses (se a HbA1c estiver dentro da meta estabelecida, que normalmente é menor 7%). Valores de glicemia e de Hemoglobina aplicada acima das metas implicam em um risco aumentado de cegueira, amputações, falência dos rins, derrame cerebral e infarto do coração, que é a maior causa de morte na pessoa com diabetes.

    • Colesterol total e frações e Triglicérides: 

    Colhidos no sangue, medem a quantidade de gordura circulante, que é um marcador de risco de entupimento das artérias e veias. Assim, alteração de colesterol e triglicérides é também um fator de risco importante para doenças cardiovasculares (infarto e derrame) e potencializa esse risco em uma pessoa com diabetes. 

    Atingir as metas de colesterol e triglicérides reduz os riscos da mortalidade em pessoas com diabetes. As metas de colesterol a serem alcançadas são diferentes das metas para pessoas sem diabetes, ou seja, são diferentes das trazidas pelo laboratório como valor de referência ideal. São exames disponíveis no SUS, A frequência, assim como a Hemoglobina glicada, depende se os níveis de colesterol estão dentro do alvo estabelecido.

    • Avaliação dos Rins – Creatinina (no sangue) e relação urinária albumina-creatinina (em uma amostra isolada de urina): 

    Devem ser feitos anualmente se estiverem normais e em intervalos mais curtos se alterados. Tem como finalidade avaliar a função dos rins. O fato de apessoa urinar bastante não quer dizer que esteja tudo bem. É através da dosagem de creatinina que é possível saber se o rim está filtrando a urina adequadamente. 

    Já a relação urinária albumina-creatinina permite avaliar se a pessoa perde proteína (albumina) na urina, que é um marcador de que os vasos sanguíneos dos rins estão “machucados”, deixando passar proteína do sangue para a urina. São exames que se complementam, pois os rins podem estar filtrando bem a urina mas deixando passar proteína para a urina, ou o contrário, a filtração pode estar prejudicada sem que haja perda de proteína na urina. Ambos são disponíveis no SUS.

    • Avaliação da saúde do Fígado – TGO, TGP e plaquetas: 

    Colhidos no sangue, permitem estimar a probabilidade de que o fígado tenha algum grau de fibrose secundária ao depósito de gordura no fígado (esteatose hepática). A esteatose hepática é muito comum em quem tem diabetes e obesidade, e além de ser um fator de risco para cirrose, é também um fator de risco para doenças cardiovasculares. São disponíveis no SUS. Se alterados, podem indicar a necessidade de outros exames.

    • Vitamina B12 (se em uso de metformina): 

    Colhida no sangue, é uma vitamina (proveniente da carne) importante para o bom funcionamento dos nervos. A metformina, um dos principais tratamentos para o diabetes tipo 2, pode diminuir a absorção intestinal dessa vitamina, motivo pelo qual é fundamental uma monitorização periódica dessa vitamina no sangue. É disponível no SUS.

    • Potássio (se em uso de remédios para a pressão): 

    Colhido no sangue, sua monitorização anual é importante em pessoas com alteração na função dos rins, que podem ter dificuldade de eliminar o potássio, e para prevenir possíveis efeitos colaterais relacionados ao uso de medicamentos anti-hipertensivos. Também está disponível no SUS.

    • TSH e anti-transglutaminase IgA (principalmente para quem tem diabetes tipo 1): 

    Colhidos no sangue. Como o diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, o risco da pessoa com diabetes tipo 1 desenvolver outras doenças autoimunes é um pouco maior do que a população geral. Daí investigar as principais doenças autoimunes, que são as alterações da função da tireoide (anualmente, identificada pelo TSH) e a doença celíaca (intolerância ao glúten, rastreada através da dosagem do anticorpo anti-transglutaminase IgA a cada 2 a 5 anos). São disponíveis no SUS.

    Além dos exames laboratoriais, é fundamental realizar os seguintes exames, todos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde:

    • Exame físico com destaque para a avaliação dos pés: realizado anualmente, pode identificar precocemente alterações que colocam o paciente em risco de amputação;

    • Pressão arterial: em cada consulta, já que é muito comum estar alterada na pessoa com diabetes e é um fator de risco importante para doenças cardiovasculares

    • Peso: em cada consulta, já que a identificação e tratamento da obesidade repercute na prevenção de várias comorbidades e complicações relacionadas ao diabetes

    • Retina através do fundo de olho: feito anualmente por um oftalmologista, pode identificar precocemente alterações imperceptíveis e assim evitar a cegueira

    • Eletrocardiograma: para pesquisa de um infarto prévio silencioso e de arritmias, principalmente a partir dos 35 anos de idade. 

    “Diabetes tipo 2, obesidade, alterações de colesterol e triglicérides, alteração da função dos rins e gordura no fígado são todas doenças crônicas e silenciosas, que reduzem a expectativa de vida e trazem prejuízo à qualidade de vida das pessoas quando evoluem para complicações crônicas (falência renal e necessidade de diálise, falência do fígado, cegueira, amputação de membros, infarto, derrame). As complicações crônicas são perfeitamente evitáveis através da monitorização regular e tratamento adequado.” Reforçou o endocrinologista Fernando Valente. 

    A vigilância contínua da saúde, por meio desses exames, não apenas ajuda a manter o diabetes sob controle, mas também contribui para prevenir ou retardar complicações associadas à doença.

    Saiba mais:

    4 exames que toda pessoa com diabetes deve fazer | Tom Bueno
    DIABETES: TRATAMENTO PELO SUS

    Participe da CANAL e receba as principais notícias na palma da sua mão.

    Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

    alimentação Diabetes diabetestipo1 diabetestipo2 exames glicemia insulina saude sus
    Share. WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Telegram Copy Link
    Maurilio Goeldner

    Relacionadas

    Café da manhã de quem tem diabetes: 5 frutas para evitar glicose alta

    18 de maio de 2025

    O que você precisa saber sobre o diagnóstico de diabetes?

    17 de maio de 2025

    Diabetes e digestão lenta: entenda o que é a gastroparesia

    15 de maio de 2025

    Heleninha, de 4 anos, mostra como é viver com diabetes tipo 1 nas redes sociais

    15 de maio de 2025
    Últimas Notícias

    Cápsulas de amora-preta mostram potencial natural no combate ao diabetes tipo 2, diz estudo do Piauí

    19 de maio de 2025

    RN amplia ações de prevenção ao pé diabético

    19 de maio de 2025

    Café da manhã de quem tem diabetes: 5 frutas para evitar glicose alta

    18 de maio de 2025

    O que você precisa saber sobre o diagnóstico de diabetes?

    17 de maio de 2025
    Siga UmDiabetico
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • TikTok
    • WhatsApp
    • Spotify

    Sua fonte para notícias sobre saúde e bem-estar do diabético. Este site foi criado para oferecer informações atualizadas e relevantes sobre diabetes, alimentação saudável, tratamentos, tecnologia e qualidade de vida. Nosso objetivo é trazer conteúdos confiáveis para ajudar você a viver melhor e com mais equilíbrio.

    Estamos abertos a novas parcerias no momento.
    Entre em Contato

    Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp TikTok
    Últimas Notícias

    O que você precisa saber sobre o diagnóstico de diabetes?

    17 de maio de 2025

    Coração e diabetes: por que os cuidados são essenciais?

    7 de maio de 2025

    Uberlândia (MG) apresenta Projeto de Lei que pode iniciar distribuição de sensores de glicose para quem convive com diabetes tipo 1

    5 de maio de 2025
    Ouça nosso Podcast
    • Home
    • Quem Somos
    • Últimas Notícias
    • Vídeos
    • Podcasts
    • Projetos Especiais
    • Contato
    © 2025 UmDiabetico.com.br - Feito por 👨‍💻 Nélio Castro

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com isso.OkPolítica de privacidade