Uso de metformina por pacientes com diabetes tipo 1 aumenta no mundo

Tratamento

A metformina, medicamento prescrito para diabetes tipo 2, está mostrando benefícios também para alguns pacientes com diabetes tipo 1 segundo uma pesquisa publicada na revista ‘Diabetologia’ dedicada ao estudo do diabetes e o jornal oficial da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes.

Embora não aprovada para este fim em muitos países, incluindo os EUA, alguns profissionais de saúde têm considerado seu uso para tratar resistência à insulina, excesso de peso e até reduzir o risco de doenças cardíacas.

Na Escócia, cerca de 15% dos adultos com diabetes tipo 1 receberam a prescrição de metformina, sugerindo uma tendência crescente de sua utilização. As diretrizes no Reino Unido recomendam seu uso off-label (uso de medicamento não aprovado para determinada condição) para pessoas com diabetes tipo 1 com índice de massa corporal elevado, que desejam melhorar o controle do açúcar no sangue e reduzir a dependência de insulina.

Em entrevista ao portal DiaTribe, especialistas como a Dra. Amy Chang, endocrinologista da Scripps Health, destaca os benefícios da metformina, incluindo aumento da sensibilidade à insulina e perda de peso, mesmo em pacientes com diabetes tipo 1. Mas, observações clínicas mostram melhorias significativas no controle glicêmico e redução do peso corporal.

QUAIS RESULTADOS A PESQUISA CONSTATOU

  • Redução das necessidades de insulina (em 5-10 unidades por dia) ;
  • Reduzindo A1C (em 0,6-0,9%); 
  • Perda de peso (de 1 a 5kg);
  • Redução do colesterol total (em 11-16 mg/dL). 

Os estudos indicaram que, de modo geral, o uso de metformina estava relacionado a uma redução na quantidade necessária de insulina, porém não resultou em níveis mais baixos de glicose no sangue.

As pesquisas realizadas mostraram que a metformina ajuda a usar menos insulina em pessoas com diabetes tipo 1, mas não se sabe se esse efeito continua após um ano. A melhora na saúde do coração ou em outros aspectos da saúde também não é um resultado confiável. No entanto, serão necessárias mais pesquisas para confirmar esses resultados e entender melhor o papel da metformina no tratamento do diabetes tipo 1.

O USO DA METFORMINA NO BRASIL

Denise Franco, endocrinologista e membro da Sociedade Brasileira de Diabetes, explica que no Brasil este medicamento até o momento, só é recomendado, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pacientes com diabetes tipo 2. Além disso, pontua que para a aprovação da metformina no país, em pessoas com diabetes tipo 1, um estudo profundo e específico precisa ser realizado.

Fonte: Diatribe

Participe da COMUNIDADE e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.