Uso de adoçantes pode melhorar dieta de pessoas com diabetes, afirma nutricionista

Alimentação

Neste ano, durante o Congresso da Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), especialistas de diversas áreas, como médicos, cientistas e nutricionistas, discutiram estratégias para combater o diabetes, principalmente quando se fala de alimentação.

A nutricionista Márcia Terra, membro do Conselho da ANAD, reforça que a adoção de uma dieta equilibrada é fundamental para o controle da glicose, especialmente em pessoas com diabetes tipo 1, onde a ingestão de carboidratos deve ser cuidadosamente individualizada.

Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelas pessoas com diabetes é reduzir o consumo de açúcar sem abrir mão do sabor doce. É nesse contexto que os adoçantes sem ou de baixas calorias entram como uma alternativa.

Adoçantes na dieta de quem tem diabetes

Segundo Márcia Terra, esses adoçantes têm sido amplamente estudados e considerados seguros pelas principais organizações de saúde do mundo.

Além de não interferirem nos níveis de glicose no sangue, eles podem ajudar na redução de calorias, auxiliando no controle do peso, um fator crucial para prevenir e gerenciar o diabetes tipo 2.

Márcia ressalta que os adoçantes não são milagrosos e não têm a função de baixar os níveis de glicose no sangue.

Porém, eles representam uma ferramenta útil para melhorar a qualidade da dieta, especialmente no Brasil, onde o consumo de açúcar é 50% maior do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).