Diabetes e obesidade: quais os riscos de tomar remédio sem orientação médica?

Outras Doenças

Nos últimos tempos tem sido frequente a busca de atalhos por um corpo mais magro, recorrendo à automedicação com remédios para diabetes que possuem a perda de peso como efeito colateral.

O diabetes é uma doença crônica que exige tratamento contínuo e acompanhamento médico regular.

O uso de medicamentos de forma irregular e sem o acompanhamento médico pode causar diversos danos a saúde e o mascaramento de sintomas ou de outras doenças que pode impedir possíveis diagnósticos e tratamento adequados.

Hoje 05 de maio, é o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos e foi criado como forma de alerta à população quanto aos riscos da automedicação e a necessidade de conscientização social sobre a maneira correta e segura de consumir esses produtos. Segundo pesquisa realizada em 2022 pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade em parceria com o Datafolha, cerca de 90% das pessoas acima dos 16 anos se automedicam no Brasil.

Considerando esse cenário, um dos medicamentos mais procurados no momento com essa finalidade, é o famoso Ozempic que tem como princípio ativo a semaglutida. Fabricado pela empresa Novo Nordisk, líder global em saúde que informou ao portal Um Diabético uma série de dados importantes para alertar a todos sobre os formatos irregulares da semaglutida – princípio ativo de parte dos medicamentos fabricados para diabetes tipo 2 e obesidade.

A substância semaglutida ajuda a estimular a secreção de insulina, e desacelera o esvaziamento gástrico, melhora a sensibilidade à insulina reduzindo também o consumo de alimentos. Seu uso foi aprovado pelos órgãos reguladores somente nos formatos a seguir:

• Ozempic® (semaglutida injetável 0,25 mg, 0,5mg e 1mg),indicado para o tratamento de adultos com diabetes tipo 2, insuficientemente controlada; 

• Rybelsus® (semaglutida oral em comprimidos de 3 mg, 7 mg e 14 mg), indicado para o tratamento de adultos com diabetes mellitus tipo 2 inadequadamente controlado e para melhora do controle glicêmico;

• e Wegovy® (semaglutida injetável 0,25 mg, 0,5mg, 1mg, 1,7mg e 2,4mg), indicado para adultos e adolescentes acima de 12 anos que vivem com obesidade ou com sobrepeso com pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso.