Na rotina de cuidados de pessoas com diabetes, muitas vezes fica em segundo plano os cuidados pessoais. Entre esses, a atenção às unhas, que, apesar de parecerem simples, exigem cuidados específicos principalmente para quem convive com diabetes. A coloração amarelada é um ponto de atenção importante em relação a observação das unhas e é uma ocorrência comum entre pessoas com diabetes. Isso acontece quando com a glicose alta no sangue deposita substâncias amareladas que a unha não consegue metabolizar. Elas resultam em um aspecto amarelado, semelhante ao de um bife grelhado.
Entre os principais cuidados com as unhas de quem convive com o diabetes, é importante evitar ferimentos, pois estes podem servir como porta de entrada para bactérias e fungos, e neste caso pequenos cortes, podem ser potencializados quando existe a dificuldade de cicatrização, por conta do diabetes mau controlado.
O portal Um Diabético conversou com o médico dermatologista Felipe Ribeiro que reforça os cuidados com as unhas para quem convive com o diabetes, são eles:
- Não há problema no uso de esmaltes, desde que não prejudiquem a integridade da unha.
- É importante evitar hábitos como morder as unhas, pois estes podem aumentar os riscos de infecções.
- Empurrar as cutículas ao invés de retirar evitando cortes e infecções
- Dê preferência ao uso da lixa no lugar da tesoura ou alicate e ao realizar, o corte deve ser reto. Como frequência ideal para o corte das unhas em média, deve ser realizado a cada uma ou duas semanas, dependendo do crescimento e do estado da unha. Observar sinais da unha esbranquiçada e quebradiça, que indica o momento adequado para o corte.
- Observar atentamente as próprias unhas e buscar ajuda profissional ao identificar qualquer irregularidade.