Tresiba volta a ser distribuída em SP após período em falta

Capa1

A insulina Degludeca, também conhecida como Tresiba, voltou a ser distribuída no Estado de São Paulo. Há alguns dias, o portal “Um Diabético” noticiou que a falta do medicamento já impactava na rotina de inúmeras pessoas que convivem com o diabetes.

Desde a última sexta-feira, 22, pessoas que tem diabetes afirmaram que foram até as farmácias do estado e encontraram a Tresiba novamente disponível na rede estadual de Saúde. Marilia Dias Ferreira, mãe da pequena Giovanna, de 10 anos, contou que foi um alívio e que a pasta já deu a nova data para buscar a reposição.

Marília e Giovanna – Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

A moça informou lá que regularizou. Foi feita a compra e que tá tudo ok. Assim, a gente espera, né? Aí eu peguei as duas insulinas do mês de novembro, a de outubro que eu não peguei, eles não repõem. Mas agora tem uma data pra retirar: dia 19 de dezembro. Deu tudo certo!

O que diz a Secretaria de Saúde

O portal “Um Diabético” entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo para questionar se a distribuição ficará regularizada pelos próximos meses. Em nota, afirmaram:

“A Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF) informa que a distribuição da insulina tresiba (degludeca) foi regularizada na última sexta-feira (22). A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) reforça que a compra dos medicamentos, inclusive os de demandas administrativas e judiciais, necessitam que um processo licitatório seja realizado, seguindo as disposições da Lei.”

Falta da Tresiba

O período em que a Tresiba ficou em falta rendeu muitas preocupações. Atualmente, quem precisa da insulina e não possui o direito de buscar no Sistema Único de Saúde (SUS), precisa desembolsar entre R$ 740 e R$ 1000. Em São Paulo capital, o influenciador digital Lucas Lorenzi postou um vídeo nas redes sociais para comentar sobre o caso e mostrou a realidade de quem precisa do medicamento. Veja:

https://umdiabetico.com.br/wp-content/uploads/2024/11/ssstik.io_@lorenzilucas_1732559472287.mp4
Lucas Lorenzi comenta sobre a falta da Tresiba em SP – Vídeo: Reprodução/TikTok – @lorenzilucas

Hoje, com a insulina, o Lucas comentou sobre o impacto que as políticas públicas tem para quem convive com o diabetes.

A falta da Tresiba em 1 mês gerou um custo de 750 reais, mais de 50% de um salário mínimo. Quem não tem condições de comprar, acaba interrompendo o tratamento, que não é simples. A falta de insulina ou a substituição por uma outra é muito desafiador, pois o corpo precisa de tempo para se adaptar a cada tipo de insulina. A falta de insulina no SUS me deixa muito preocupado, não só por mim, mas por todos que necessitam dela!”