“Tenho diabetes: é o fim do doce pra mim?”

Alimentação

Da Redação

Conteúdo produzido pela equipe Um Diabético. Sugestão de pauta envie e-mail para redacao@umdiabetico.com.br

A crença equivocada é comum. O diagnóstico do diabetes quase sempre é relacionado ao consumo de açúcar e doces. Mas não é bem assim. Não é necessário eliminar o açúcar por completo. A moderação é a palavra-chave, e adoçantes alternativos podem ser uma opção para satisfazer o desejo por doces.

Esse foi o assunto do último episódio do videocast “Juntos por VC”, uma parceria do ‘Um Diabético’ com o programa de suporte a pessoas com diabetes da Roche Diabetes Care.

Duas especialistas participaram do programa, a endocrinologista Monica Gabbay e a nutricionista e educadora em diabetes Tarcila Campos. “Tem essa relação de que o doce é culpado pela diabetes. Mas a causa do diabetes vai muito além do consumo de um doce. Tem muitos outros mecanismos envolvidos. Com relação à alimentação não é o fim de nada, talvez seja o início de uma adequação de toda nossa dieta”, destaca Tarcila.

Ela ressalta que mais importante do que eliminar o doce é entender e controlar a quantidade de carboidratos na dieta. Os carboidratos afetam os níveis de glicose, e a moderação é crucial para manter o equilíbrio. Veja mais detalhes desse tema no vídeo completo disponível abaixo.