6 em cada 10 brasileiros estão com sobrepeso ou obesidade, alerta pesquisa

Obesidade

A pesquisa realizada pela Novo Nordisk, farmacêutica dinamarquesa, em parceria com o Instituto Datafolha, trouxe à tona um cenário preocupante: 6 em cada 10 brasileiros enfrentam o sobrepeso ou a obesidade.

O estudo “Meu Peso, Minha Jornada” entrevistou 2.012 brasileiros de diferentes regiões e classes sociais, revelando não apenas a alta prevalência de excesso de peso, mas também um cenário alarmante entre a percepção de saúde e a realidade.

Segundo o levantamento, 59% dos brasileiros estão acima do peso, segundo o Índice de Massa Corporal (IMC) dos participantes. Contudo, o que mais chama a atenção é a diferença entre como as pessoas percebem sua saúde e o real estado das condições crônicas.

Enquanto 64% dos entrevistados afirmam ter uma saúde boa ou muito boa, apenas 51% relatam estar livres de problemas de saúde como hipertensão, colesterol alto, problemas articulares e o próprio sobrepeso ou obesidade.

Nos casos de indivíduos com sobrepeso, essa diferença é ainda mais acentuada: 61% acreditam estar saudáveis, mas apenas 42% declaram não ter problemas de saúde, uma diferença de 19 pontos percentuais.

Thais Emy Ushikusa, gerente de obesidade da Novo Nordisk no Brasil, expressou preocupação com esse cenário: “É preocupante que tantas pessoas com condições associadas ao excesso de peso ainda se considerem saudáveis. Isso pode levar à falta de procura por cuidados médicos, o que, em longo prazo, piora significativamente a qualidade de vida e pode até reduzir a expectativa de vida.”

A médica destacou que a obesidade está ligada a mais de 200 condições de saúde, incluindo diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares como hipertensão e insuficiência cardíaca, apneia do sono, problemas hepáticos, entre outros.