Plataforma do Governo do Estado de São Paulo está disponível no Google Play e APP Store; Websérie fala dos sentimentos mais comuns entre as pessoas que recebem o diagnóstico de diabetes
Isabella Pedreira e Maurílio Goeldner, da Redação Um Diabético
A websérie “Sim, Diabético” primeira temporada foi aprovada pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo para ser disponibilizada na plataforma “Cultura em Casa”. A série produzida em parceria entre o canal “Um Diabético” e a produtora NuOlhar abordou os sentimentos e emoções de quem recebe o diagnóstico da doença crônica.
Através de histórias diversas e plurais, a série mostra algumas “etapas” emocionais após o diagnóstico de diabetes, ” O objetivo foi trazer abordar o diabetes a partir das emoções e para mim, foi importante ouvir cada história e perceber que de alguma forma elas se conectavam por meio dos sentimentos comuns entre cada um de nós que convivemos com o diabetes”, explica Tom Bueno, idealizador do canal “Um Diabético”
Marcela Varani, uma das diretoras da webserie, conta de onde veio a inspiração: “Num encontro com o Tom Bueno conversamos sobre sentimentos que permeavam a vida dele quanto diabético, a solidão, por exemplo, fazia parte da rotina em várias situações e aí começaram a falar sobre a possibilidade de criar um conteúdo para mostrar como muitos outros diabéticos se sentiam da mesma forma e que haviam muitos outros sentimentos que passavam pela rotina de quem tem diabetes”. A websérie documental começou então a ser desenvolvida. “O ‘Sim, Diabético’ veio com esse propósito de contar histórias reais de pessoas que sentem solidão, vergonha, angústia, medo, que também aceitam a doença. Apesar de ter que lidar com todos esses sentimentos, de uma forma geral, cada episódio traz um sentimento e levanta questões que ajudam essas pessoas a se identificarem com essas histórias e lidar melhor com o diagnóstico e as questões do tratamento”, destaca a diretora.
Cultura em Casa