A drag queen e apresentadora Silvetty Montilla, de 57 anos, enfrenta sérios problemas de saúde decorrentes de complicações do diabetes tipo 2. Após quase duas décadas de tratamento com insulina, a artista foi diagnosticada com falência renal e atualmente aguarda na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) por um transplante de rim. Por isso, o portal “Um Diabético” procurou a assessoria da artista para atualizar o estado de saúde.
Histórico de saúde e complicações de Silvetty
Silvetty Montilla convive com o diabetes há quase 20 anos, período em que administrou insulina regularmente para controlar a doença. Dessa forma, há cerca de dois anos, a artista começou a apresentar sintomas como inchaço e náuseas, levando ao diagnóstico de problemas renais. Em consulta médica, foi confirmada a deterioração dos rins. Como resultado, Silvetty iniciou sessões de hemodiálise três vezes por semana para filtrar o sangue, função que seus rins já não conseguem desempenhar mais.
Silvetty Montilla em ensaio fotográfico. Foto: Reprodução/Assessoria de Imprensa
Segundo a assessoria de imprensa de Silvetty, que conversou com o portal “Um Diabético”, além da falência renal, a artista enfrenta anemia profunda, o que impede a realização imediata do transplante de rim, mesmo após a identificação de uma possível doadora compatível: sua irmã. Por isso, a equipe médica recomendou repouso absoluto, levando Silvetty a se afastar dos palcos e atividades profissionais, pelo menos por um tempo.
Campanha de apoio e solidariedade
No entanto, diante dos desafios financeiros decorrentes do tratamento e da necessidade de repouso, amigos e fãs organizaram uma campanha de arrecadação de fundos para auxiliar nos custos médicos e de subsistência da artista. Um show beneficente será realizado na casa noturna Blue Space, em São Paulo, nesta quinta-feira, 20, reunindo diversos artistas em apoio a Silvetty Montilla. Os ingressos, vendidos a R$ 30, tiveram sua arrecadação destinada integralmente ao tratamento e recuperação da artista.
Com uma carreira de quase quatro décadas, Silvetty Montilla é considerada uma das maiores referências da cena drag no Brasil, sendo um ícone da noite paulistana e da comunidade LGBTQIA+. A mobilização em torno de sua recuperação reflete o carinho e a admiração do público e da classe artística pela trajetória e contribuição de Silvetty à cultura brasileira.
Doença renal no Brasil
O portal “Um Diabético” buscou informações sobre a relação das doenças renais e o diabetes no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, aproximadamente 25% das pessoas com diabetes tipo 1 e 5 a 10% dos portadores de diabetes tipo 2 desenvolvem insuficiência nos rins. De acordo com as análises, qualquer pessoa com diabetes corre o risco de desenvolver doença renal. Ainda assim, a doença nos rins não apresenta sintomas precoces. Além de invisível, o processo de danificação dos rins é irreversível.
Como prevenir?
A Sociedade Brasileira de Nefrologia, em cartilha divulgada, aponta que cuidar da saúde ajuda a proteger a saúde do rim. As práticas recomendadas incluem:
Praticar exercícios físicos regulares;
Evitar o excesso de sal, carne vermelha e gorduras;
Controle de peso corporal;
Controle da pressão arterial;
Controle do colesterol e da glicose;
Não fumar;
Não abusar de bebida alcoólica;
Evitar o uso de anti-inflamatórios não hormonais;
Ter cuidado com quadros de desidratação;
Realizar, uma vez por ano, exames laboratoriais para avaliar a saúde dos rins: dosagem de creatinina no sangue e análise de urina;
Consultar regularmente seu clínico;
Não fazer uso de medicamentos sem prescrição médica.
Participe do CANAL e receba as principais notícias na palma da sua mão.