Sensor de glicose mais moderno começará a ser vendido no Brasil

Tratamento

FreeStyle Libre 2 já é comercializado em outros países; Em entrevista ao portal Um Diabético, vice-presidente global da Abbott apresenta planos para o futuro do sensor

Isabella Pedreira, da Redação Um Diabético

O sensor Freestyle Libre 2 chega ao Brasil em breve, segundo o médico Mahmood Kazemi, Vice-presidente da Divisão de Assuntos Médicos e Científicos e Diretor Médico Chefe da Divisão de Cuidados para Diabetes da Abbott. A novidade foi revelada em entrevista ao portal Um Diabético.

A nova versão do dispositivo oferecerá três alarmes opcionais (glicose baixa, glicose alta e perda de sinal), além de uma excelente precisão. O sensor utiliza tecnologia NFC (Near Field Communication) e é colocado no braço do paciente, sendo capaz de medir a glicose no líquido intersticial através de um pequeno filamento inserido na pele.

Desde o lançamento do primeiro sensor FreeStyle Libre em 2016, a Abbott tem investido em novas tecnologias para auxiliar a vida das pessoas com diabetes, como os aplicativos para smartphone FreeStyle LibreLink em 2019 e o Libre LinkUp em 2020. Com o lançamento do FreeStyle Libre 2, a empresa busca continuar inovando e melhorando a qualidade de vida das pessoas com diabetes.

Mahmood Kazemi, Vice-presidente da Divisão de Assuntos Médicos e Científicos e Diretor Médico Chefe da Divisão de Cuidados para Diabetes da Abbott

Embora a tecnologia de monitoramento contínuo de glicose ainda não seja disponibilizada pelos planos privados de saúde ou pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Abbott espera que em breve a tecnologia esteja disponível para todas as pessoas com diabetes no país, já que seus benefícios a longo prazo são muito significativos. O FreeStyle Libre é atualmente usado por mais de 4,5 milhões de pessoas em mais de 60 países, incluindo o Brasil. ”Neste momento, já submetemos a análise para aprovação da Anvisa, mas ainda não há previsão de chegada” Explica Vice-Presidente da Abbott.

Além do sensor de glicose, a Abbott também está desenvolvendo um sistema inédito que combinará os recursos de detecção de glicose e cetonas em um único sensor. Este dispositivo está atualmente em desenvolvimento e a Abbott está conduzindo ensaios clínicos, sem previsão de lançamento. “Acreditamos que este será o próximo grande avanço nas tecnologias de diabetes e um avanço para pessoas que vivem com esta condição, especialmente aquelas que correm o risco de desenvolver cetoacidose diabética!” Essa é considerada uma inovação revolucionária com potencial de redefinir o cuidado das pessoas com diabetes!