Representantes de entidades que defendem os direitos dos pacientes com diabetes tentaram agendar uma audiência pública para o mês de novembro, em meio às ações do Mês Mundial do Diabetes, para discutir o Projeto de Lei nº 2687/2022 , que classifica o diabetes tipo 1 como deficiência para efeitos legais. No entanto, senadores como Alessandro Vieira (PSDB-SE), relator do PL, e Humberto Costa (PT-PE), presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), ignoraram o pedido, alegando inviabilidade, de acordo com as entidades envolvidas.
A audiência pública era vista como uma oportunidade importantes para debater os impactos da proposta, que busca garantir que pessoas com diabetes tenham acesso a direitos e benefícios previstos para indivíduos com deficiência, como aposentadoria especial e cotas em concursos públicos. Apesar da relevância do tema, a solicitação foi descartada, frustrando as expectativas das entidades de pacientes.
PL segue travado no Senado
O PL segue sem avanços significativos e parado desde fevereiro de 2024, como tem noticiado o portal Um Diabético, mesmo tendo como presidente da comissão, Humberto Costa, que também convive com diabetes. m a paralisar o andamento do PL.