Senadores ignoram pedido de audiência pública

Senadores ignoram pedido de audiência pública sobre PL que classifica diabetes como deficiência

Capa4

Representantes de entidades que defendem os direitos dos pacientes com diabetes tentaram agendar uma audiência pública para o mês de novembro, em meio às ações do Mês Mundial do Diabetes, para discutir o Projeto de Lei nº 2687/2022 , que classifica o diabetes tipo 1 como deficiência para efeitos legais. No entanto, senadores como Alessandro Vieira (PSDB-SE), relator do PL, e Humberto Costa (PT-PE), presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), ignoraram o pedido, alegando inviabilidade, de acordo com as entidades envolvidas.

A audiência pública era vista como uma oportunidade importantes para debater os impactos da proposta, que busca garantir que pessoas com diabetes tenham acesso a direitos e benefícios previstos para indivíduos com deficiência, como aposentadoria especial e cotas em concursos públicos. Apesar da relevância do tema, a solicitação foi descartada, frustrando as expectativas das entidades de pacientes.

PL segue travado no Senado

O PL segue sem avanços significativos e parado desde fevereiro de 2024, como tem noticiado o portal Um Diabético, mesmo tendo como presidente da comissão, Humberto Costa, que também convive com diabetes. m a paralisar o andamento do PL.

O portal Um Diabético procurou as assessorias dos senadores envolvidos no processo. A equipe do senador Alessandro Vieira informou que “o senador está em agenda” e que “será necessário um ajuste de agenda entre parlamentares, convidados e a Comissão”. Contudo, nenhuma data específica foi mencionada.

Por outro lado, a assessoria do senador Humberto Costa declarou que “o proponente do tema, no caso o senador Alessandro Vieira, é quem também propõe a data mais adequada, tendo em conta que cabe a ele organizar o encontro. Essa data não foi proposta”. Questionada sobre a possibilidade de o presidente da CAS agilizar o processo, a assessoria de Humberto Costa respondeu: “Cabe ao proponente. Até por cortesia, o presidente não pode atravessar o samba alheio. Convidados, agendas, a organização ficam por conta de quem propõe. Conversa com o senador Alessandro”.

Com o impasse, o projeto e a audiência pública seguem sem perspectiva de andamento, deixando a comunidade de pacientes com diabetes apreensiva quanto aos próximos passos.

Participe do CANAL e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.