Você sabia que cerca de 20% das pessoas com diabetes tipo 2 desconhecem o diagnóstico e muitos são surpreendidos pelo impacto da condição na saúde bucal? Estudos mostram que pessoas com diabetes têm até três vezes mais chances de desenvolver problemas gengivais, como gengivite e periodontite, em comparação à população geral.
No Dia Mundial da Saúde Bucal (25), destacamos a importância de manter uma boa higiene oral, especialmente para quem vive com diabetes. Além disso, quase metade da população mundial tem algum problema relacionado à saúde bucal, como cáries ou doenças gengivais, que podem se agravar em quem já convive com o diabetes.
Cuidar da saúde bucal: um passo importante para o bem-estar com diabetes
Essas condições começam com a placa bacteriana, uma camada pegajosa que se forma nos dentes e é rica em bactérias. A grande diferença para as pessoas com diabetes está na resposta do corpo às bactérias, que tende a ser mais intensa e inflamatória. Isso pode levar a um desgaste nos tecidos de suporte dos dentes, facilitando a perda dentária ao longo do tempo. Quem tem diabetes também pode apresentar boca seca, o que contribui para o acúmulo de bactérias e aumenta o risco de cáries.