SAÚDE BUCAL: PESSOAS COM DIABETES TÊM MAIS CHANCE DE CÁRIE?

Outras Doenças

Os cuidados com a gengiva e a escovação dos dentes; crises de hipoglicemia noturna merecem atenção especial

Maurílio Goeldner, da Redação Um Diabético

Boca seca. Um dos sintomas do diabetes. Menos salivação e alterações na dieta podem aumentar o risco de cáries. Pra evitar problemas o melhor mesmo é seguir uma rotina de cuidados com a saúde bucal.

Bruna Federici Ricci
Dentista – Fousp
Mestre e Especialista em Dentística Restauradora -Fousp
Membro do Dep. de saúde bucal da Sociedade Brasileira de Diabetes

Isso inclui visitas semestrais ao dentista. “Todas as pessoas devem ir ao dentista a cada 6 meses. Isso diminui consideravelmente a necessidade de grandes intervenções. Para a pessoa com diabetes esse deve ser o tempo máximo entre consultas de avaliação. E em alguns casos esse tempo deve ser reduzido”, alerta Bruna Federici Ricci dentista do Departamento de saúde bucal da Sociedade Brasileira de Diabetes. “Em casos de aumento de sensibilidade, sangramento gengival, alterações de cor dos dentes ou lesões em gengiva/bochecha que demoram mais de uma semana para cicatrizar, uma consulta deve ser agendada mesmo antes do período recomendado”, lembra ela.

Não são apenas os dentes das pessoas com diabetes merecem um cuidado especial, mas também as gengivas. “Elas são mais sucetíveis a gengivite e periodontite. Cuidado com a higienização diária e com as visitas ao dentista para limpezas! O sangramento é sinal de doença e deve ser examinado”, afirma a especialista.

Hipoglicemia noturna

É mais comum do que se imagina: após uma hipoglicemia noturna muita gente não escova os dentes. O problema é que por conta desse simples vacilo aumenta o risco de cárie. A noite, a gente tem uma diminuição da salivação. 

cárie é um dano nos dentes causado por ácidos produzidos pela placa bacteriana (biofilme) – conjunto de bactérias presentes naturalmente na boca.

Por isso Bruna Ricci dá a dica: “vai corrigir a hipoglicemia noturna e não vai escovar os dentes? Consuma um líquido”. E ela explica o por quê: “Assim a gente tem menos chance daquele açúcar ficar grudado no dente e consequentemente menos chance de cárie”. 

Outros cuidados

Também vale lembrar que o sangramento gengival também pode estar relacionado a restauradores mal executados, como por exemplo: facetas ou lentes de contato com excesso ou invadindo áreas onde não deveriam estar, além de restaurações e próteses mal adaptadas.

A saúde bucal do paciente com diabetes é muito importante no sucesso do tratamento, isso inclui o diabetes tipo 1, tipo 2 ou gestacional. “Sabemos hoje que o controle inadequado da doença pode levar a maiores problemas bucais, mas a outra via também é verdadeira! Paciente com doenças bucais também tem maior chance de desenvolverem ou agravarem o diabetes”, conclui a especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *