Com a chegada do calor, cuidados especiais são necessários para garantir o bem-estar e a saúde dos pacientes com diabetes. O calor pode aumentar a transpiração e a perda de líquidos, o que pode levar à desidratação, especialmente em pessoas com diabetes, que podem ter maior risco de desidratação devido à adaptação do organismo para eliminar o excesso de glicose através da urina.
Em conversa com a Débora Lopes Souto, nutricionista e membro do Departamento de Nutrição da SBD ela destacou que, assim como qualquer outra pessoa, os pacientes com diabetes enfrentam desafios específicos no calor, principalmente relacionados à desidratação. A sensação térmica elevada pode levar à perda excessiva de líquidos e sais minerais através da transpiração, aumentando o risco de desidratação, especialmente para aqueles com hiperglicemia.
Para manter-se hidratado, a nutricionista enfatiza a importância de ingerir água em quantidades adequadas. As recomendações variam de acordo com a faixa etária e o peso corporal, indo de 800mL/dia para bebês de 7 a 12 meses até 3,3 litros/dia para adolescentes. No entanto, ela ressalta que bebidas alcoólicas e energéticos à base de cafeína não são indicados para hidratação.