Farmácia Popular ampliará benefícios para quem tem diabetes, colesterol e hipertensão

Saúde Pública

Para milhões de brasileiros que convivem com doenças crônicas como diabetes, hipertensão, colesterol e asma, o acesso aos medicamentos para tratar os problemas de saúde é por meio do programa Farmácia Popular, que tem como objetivo ampliar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, por meio de parcerias com farmácias e drogarias da rede privada. Em 2024, o programa deverá receber mais investimentos e ampliará os benefícios.

De acordo com a Lei Orçamentária Anual, sancionada pelo presidente Lula em janeiro, o Programa Farmácia Popular vai receber o investimento de R$ 5,4 bilhões este ano (2024). O comunicado saiu em comparação ao valor gasto com o programa no segundo semestre de 2023 que será o dobro do valor comparado ao ano anterior. De 3bi para mais de 5bi. Ou seja, a tendência é que com maior volume de medicação a falta de abastecimento deixe de acontecer.

Em 2023, o Programa Farmácia Popular ampliou o acesso aos medicamentos para pessoas com diabetes, incluindo a gratuidade de todos os medicamentos para os beneficiários do programa Bolsa Família e para a população indígena. Essa medida representa um avanço importante, mas ainda há desafios a serem superados.

A fila de espera para alguns medicamentos ainda é uma realidade para muitos pacientes. Aumentar a capilaridade do programa, com a abertura de mais unidades em todo o país, é fundamental para facilitar o acesso da população.

Para ter acesso aos medicamentos gratuitos, os beneficiários precisam apenas se dirigir a uma farmácia credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF. Para pessoas com diabetes são oferecidos gratuitamente os medicamentos:

  • Cloridrato de metformina 500mg
  • Cloridrato de metformina 500mg – ação prolongada
  • Cloridrato de metformina 850mg 
  • Glibenclamida 5mg
  • Insulina humana regular 100ui/ml 
  • Insulina humana 100ui/ml

Além disso, outro medicamento para o tratamento do diabetes tipo 2 e doença cardiovascular é oferecido com o pagamento de coparticipaçao do pacientes, ou seja, a maior parte do valor é subsidiada pelo Governo Federal e um parte pelo paciente, o remédio em questão é:

  • Dapaglifozina 10mg

O programa Farmácia Popular também oferece medicamentos para colesterol e hipertensão, problemas que podem ter relação com o diabetes. Ao todo, o programa disponibiliza mais de 40 remédios para tratar doenças crônicas, veja a lista abaixo: