Em uma iniciativa inédita no mundo, 300 mil britânicos diagnosticados com diabetes tipo 1 terão acesso ao pâncreas artificial híbrido, uma das mais avançadas tecnologias para o tratamento da doença, por meio do serviço público de saúde.
O Serviço Nacional de Saúde (NHS) iniciou em abril o contato com adultos e crianças que terão a opção por tratar o diabetes tipo 1 com ajuda dessa tecnologia de ponta. Embora seja uma notícia promissora, autoridades de saúde britânicas alertam que pode levar até cinco anos para que todos os beneficiados recebam o dispositivo, devido aos desafios logísticos e de capacitação de profissionais de saúde.
Considerado uma tecnologia revolucionária, o pâncreas artificial híbrido é composto por um sensor de glicose e um bomba de infusão de insulina. O dois dispostos estão interligado, sendo assim o sistema consegue ajustar automaticamente a administração de insulina e corrige os valores altos de forma permanente, além disso o aparelho consegue suspender a aplicação da insulina em caso de glicose baixa.
Achei maravilhosa essa notícia. Tenho diabetes tipo 2. Acho que deveria ser oara os dois.