Quem tem diabetes pode comer sobremesa? Saiba a verdade

Alimentação

Sabe-se que o diabetes é uma condição crônica de saúde que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Pessoas que convivem com a doença devem tomar cuidados especiais com a saúde, sobretudo com a alimentação. 

E quando o assunto é alimentação, é de conhecimento das pessoas que convivem com o diabetes que é fundamental realizar o controle dos carboidratos simples, como o açúcar de mesa, açúcar do leite e farinha branca, devido ao alto índice glicêmico.

Esses açúcares citados costumam compor a maioria das sobremesas tradicionais, portanto, é uma dúvida da maioria das pessoas: afinal, quem convive com diabetes pode comer sobremesa? Se sim, quais são as indicadas? É isso que abordaremos neste artigo!

Sobremesas: são liberadas para pessoas que convivem com diabetes?

Como já abordado anteriormente, as sobremesas tradicionais são ricas em carboidratos simples e diversos tipos de açúcares de rápida absorção, contendo índices glicêmicos elevados. 

Uma opção bastante saudável e indicada de sobremesa para os diabéticos é substituir as sobremesas processadas industrialmente por frutas, como maçã, pera, cerejas, laranjas, demais frutas cítricas e vermelhas, pois isso reduz o açúcar contido na receita, tornando mais saudáveis e adequadas para os diabéticos. Além disso, trocar a sobremesa por apenas uma fruta fresca, é uma ótima opção também.

O portal Um Diabético consultou a nutricionista especialista em diabetes Carol Netto, e ela fez algumas indicações de sobremesas para quem convive com diabetes:

Uma indicação saudável e de baixa caloria para incluir na composição de receitas ou, até mesmo, consumir isoladamente é a gelatina sem açúcar que normalmente é zero açúcar e zero calorias.