O leite é um alimento importante na rotina alimentar de muitas pessoas e especialmente para quem convive com o diabetes, entender o impacto do consumo do leite na glicemia e as melhores formas de consumo é importante, para conseguir manter o equilíbrio glicêmico e mais qualidade de vida.
A Coordenadora do departamento de nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Marlice Marques, informou ao portal Um Diabético que a lactose presente no leite, pode influenciar diretamente nos níveis de glicose no sangue. Ou seja, para pessoas com diabetes, é importante considerar a quantidade de carboidratos e gorduras presentes em diferentes tipos de leite. Embora a diferença entre leite integral, semidesnatado e desnatado seja a quantidade de gordura, a quantidade de carboidratos permanece semelhante, em torno de 11 gramas por copo.
As recomendações nutricionais para pessoas com diabetes são semelhantes à população em geral. Portanto, não há um tipo específico de leite considerado o “melhor” para quem convive com a doença. A orientação é baseada em uma dieta variada e equilibrada, com foco na redução de carboidratos refinados e açúcares adicionados. Em relação ao controle do índice glicêmico, o leite integral pode ser mais indicado por ter um pouco mais de gordura, o que ajuda a diminuir o pico glicêmico.