Qual é o jantar ideal para quem tem diabetes?

Alimentação

O jantar faz parte da rotina da maioria das pessoas e tem um papel importante, afinal muitas vezes é a última refeição antes de uma longa jornada em jejum. Por isso, para essa refeição é importante fazer boas escolhas, principalmente, para quem convive com diabetes.  Um prato de jantar pode ser versátil e oferecer opções diversas de consumo, mas isso gera muita dúvida entre as pessoas. Vale ressaltar que dependendo do que você come antes de dormir, seus níveis de glicose podem cair ou subir durante a madrugada. 

Carol Netto – Nutricionista

Para te ajudar a entender melhor e saber qual é o jantar ideal para quem convive com diabetes, o portal Um Diabético conversou com a nutricionista e educadora em diabetes, Carol Netto. Segundo a profissional de saúde, é necessário optar por pratos completos com alimentos ricos em fibras, como saladas. Proteínas magras, como carnes brancas ou peixe. E vegetais, como legumes. “A grande chave está no equilíbrio, tanto na escolha dos alimentos como na quantidade, atentar-se para esses itens é muito importante” – diz a nutricionista.

É recomendado também fazer essa refeição até 3 horas antes de deitar e monitorar a glicose 2 horas após a refeição ou antes de dormir. Além de uma refeição tradicional, um lanche leve pode ser uma boa opção nessas horas. Pensando nisso, trouxemos 2 opções indicadas pela nutricionista Carol Netto para te ajudar a fazer uma refeição ideal no jantar. São elas: 

Opção 1 – Lanche

1 pão francês tem aproximadamente 28g carboidrato 

1 fatia de queijo ou 1 filé de carne ou 1 filé de frango 

+ Salada que pode ser consumida antes do lanche ou no próprio: Tomate, alface e cebola