QUAL A RELAÇÃO DA OBESIDADE E O DIABETES?

Outras Doenças

Hoje vamos conversar sobre obesidade. Você sabe qual a relação da obesidade com o diabetes? Estamos no mês de outubro que é o mês de consciência sobre a obesidade.

Você sabia que a obesidade e o diabetes são doenças crônicas? Que precisam de tratamento contínuo? Por muito tempo a obesidade não foi tratada como uma doença. Separei alguns dados que quero compartilhar com vocês.

São quase 50 milhões de pessoas com obesidade no Brasil. O excesso de peso está presente em 60% dos brasileiros adultos. Destes, em torno de 22% apresentam obesidade. O risco de doenças cardiovasculares em pessoas que estão acima do peso é maior. A gente está falando de infarto e derrame. 

Essas doenças do coração são as que mais matam pessoas com obesidade. No mundo. É outro ponto também importante. Uma em cada quatro mulheres no Brasil acima de 20 anos está acima do peso.

Portanto, é uma doença crônica que exige a nossa atenção. E qual é a relação com o diabetes? A obesidade faz com que o nosso corpo fique inflamado. Isso pode levar à resistência insulínica? Vou explicar para vocês o que é a resistência insulínica. 

Imagina uma fechadura, uma fechadura ali que é a célula. A glicose no sangue precisa entrar dentro da célula para virar energia. E aí, quem é que abre a célula? A insulina.

Portanto, quando você tem uma resistência insulínica? Essa fechadura, por conta dessa inflamação, está enferrujada. E aí a chave não consegue entrar. Por isso, a resistência insulínica. Daí o aumento da glicose no sangue. E isso pode ser mudado com mudanças de hábitos, com um tratamento fazendo avaliação e acompanhamento médico.

A obesidade é algo sério, vai muito além da aparência. Tem uma questão de saúde por isso que a gente tem que falar. E a gente está falando de obesidade, diabetes, duas doenças crônicas que precisam de tratamento contínuo e que afetam milhões de pessoas no mundo, no Brasil. Se a gente somar, a gente está falando de 50 milhões de pessoas com obesidade e 16 milhões de pessoas com o diabetes. Ou seja, são doenças que merecem a nossa atenção.