Saiba quais projetos de lei na Câmara podem beneficiar pessoas com diabetes

Tratamento

Aline Feitosa

Repórter do portal Um Diabético. Adora fazer entrevistas e acredita que a apuração jornalística é a melhor vacina contra as notícias falsas. redacao@umdiabetico.com.br

Não é de agora que as pessoas com diabetes no Brasil lutam por direitos. E não se trata de privilégio. Criar e implementar leis destinadas a proteger e promover os direitos das pessoas com doenças crônicas ajudam na construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. 

Essas leis podem surgir nas diferentes esferas do poder e podem valer apenas em municípios ou estados. Para valer no Brasil todo as propostas precisam passar pela Câmara do Deputados e em alguns casos pelo Senado. Veja aqui quais são os principais projetos em análise pelos deputados federais, em Brasília.

Prioridade para exames em jejum

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou a proposta que determina prioridade para o atendimento para pessoas com diabetes na realização de exames de sangue, ultrassonografia e outros que exigem jejum prévio, nos serviços públicos e privados de saúde.

A deputada Laura Carneiro aprova a ideia das pessoas com diabetes terem atendimento preferencial – Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O parecer da relatora Laura Carneiro (PSD-RJ) foi favorável. “A essência é a de conceder prioridade a pacientes com diabetes, mas houve um aprimoramento no texto. Este substitutivo incorpora partes dos dois textos originais “, avaliou a relatora.

Na hora de fazer um exame num laboratório, seja público ou particular, a pessoa com diabetes comprovará  essa condição e o atendimento levará em conta o público preferencial presente no local, idosos, gestantes e pessoas com deficiência e a classificação de risco. Para virar lei a proposta agora tem que ser aprovada pelo plenário da câmara. 

Unidades móveis para fazer exames de diabetes e hipertensão

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto que institui o Exame Móvel de Diabetes e Hipertensão para rastrear e identificar, na população brasileira, alterações relacionadas a essas doenças. Os exames deverão ser oferecidos pelos serviços públicos ou privados de saúde por meio de unidades móveis.