Maurílio Goeldner
Repórter e editor do portal Um Diabético. Escreve sobre saúde desde os tempos da faculdade de jornalismo. Para sugerir uma reportagem: redacao@umdiabetico.com.br
O projeto de lei 2687/2022 que classifica o diabetes tipo 1 como deficiência foi aprovado nesta manhã pela comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), da Câmara dos Deputados, em Brasília. Essa foi a última etapa da tramitação do projeto na Câmara. A proposta agora segue para apreciação do Senado Federal.
No último dia 8, o relator da proposta deputado Aureo Ribeiro, do Solidariedade do Rio de Janeiro, deu parecer favorável. Mas antes da votação começar o deputado Rubens Pereira Júnior, do PT do Maranhão, pediu vistas e a votação foi adiada. Depois, numa rede social, o parlamentar afirmou que solicitou vistas para fortalecer a articulação. Rubens Júnior apresentou seu voto em separado, destacando que concorda com o projeto de lei. “Votamos pela aprovação do parecer, apresentado pelo relator, dada a sua importância e eficácia da presente norma para as pessoas portadoras do diabetes mellitus tipo 1”, declarou o deputado.
Parabéns Brasil, excelente noticia!
Sou diabética a 42 anos ….. Desde meus 9 anos de idade tenho diabetes e hj estou com 51 anos !!!!
Gratidão deputados.
Mas quanto tempo será que irá levar para o PL ser votado no Senado???
Parabéns pelo projeto de lei, mas gostaria que a lei se estendesse tbm aos portadores do diabetes tipo 2 , por se tratar de uma doença tão grave quanto a tipo 1, por favor, pensem com carinho e favoreçam à todos nós portadores do diabetes.
Grande avanço. Estamos aguardando ansiosamente para a sanção dessa lei.
O próximo passo agora é passar pelo senado e se aprovado no senado já vai para o presidente sancionar?
Gostaria de saber se a lei vale para todos que usam insulina ou somente para quem tem diabetes tipo 1.
Grande avanço para nos portadores desta síndrome.
Tenho diabetes desde meus 17 anos. Agirá com 41 já sinto muitos sintomas da diabetes inclusive perda de memória.
Está é e será uma grande vitória e avanço.
Graças a Deus , tenho 3 filhos com diabetes tipo 1 , hoje adultos e excluídos em concursos específico como exemplo das forças armadas e etc, agradeço Aos deputados que tiveram esse olhar humanizado , só quem tem filhos ou sente Manoela sabe dessa importância .
Desculpa no comentário anterior falei 3 filhos porém são 2 filhos diabéticos tipo 1 ,enviei antes de corrigir o erro