O retorno às aulas começou nesta segunda-feira, 03, em todo o Brasil. Desta vez, com novidades quanto ao uso de celular no ambiente escolar. A sanção da Lei 15.100/2025 determina que fica restrito o uso dos telefones nos colégios, destacando exceções que beneficiam estudantes com diabetes e outras questões de saúde. Apesar de não especificar quais condições de saúde estão incluídas, especialistas esclarecem que essa flexibilização é válida para estudantes que precisam de dispositivos eletrônicos para monitorar a glicose ou administrar o tratamento do diabetes, por exemplo.
Mobilização antes da sanção da lei
Antes da sanção da lei, a Sociedade Brasileira de Diabetes e outras entidades que lutam pela causa do diabetes se reuniram em Brasília para sensibilizar os legisladores sobre as necessidades de crianças e adolescentes com diabetes. Durante o encontro, especialistas e representantes explicaram como dispositivos eletrônicos são essenciais para o monitoramento contínuo da glicose e o controle adequado da doença, especialmente em ambientes escolares.
Diabetes e o uso de tecnologia em sala de aula
Segundo a médica endocrinologista Karla Mello, membro da Sociedade Brasileira de Diabetes, a legislação é essencial para assegurar o direito dos estudantes com diabetes de utilizarem dispositivos como sensores de monitoramento contínuo de glicose e bombas de insulina.
“Esses equipamentos, muitas vezes conectados a aplicativos de celular, permitem o acompanhamento em tempo real de dados vitais para o tratamento”, explica a especialista.