Agora é Lei: Diabéticos de Goiás ganham o direito de atendimento rápido e eficiente

Tratamento

A partir de hoje, pessoas com diabetes mellitus terão preferência em relação às demais pessoas em todo o estado.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, sancionou nesta quinta-feira (26) a Lei nº 24.123/2023, que garante atendimento prioritário a pessoas com diabetes mellitus em estabelecimentos públicos e privados de saúde. A proposta, de autoria da deputada estadual Lêda Borges (PSDB), foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) no dia 22 de dezembro.

A partir de agora, pessoas com diabetes mellitus terão prioridade no atendimento em relação às demais pessoas em todo estado de Goiás. A nova regra vale  para estabelecimentos públicos e privados de saúde. O atendimento prioritário será garantido em todas as áreas de atendimento, incluindo urgência e emergência, consultas médicas, exames e procedimentos.

Foto: Dep. Lêda Borges (PSDB) – Reprodução Facebook

A lei também determina que os estabelecimentos de saúde deverão afixar, em local visível, placa informativa sobre o atendimento prioritário a pessoas com diabetes mellitus.

“Essa lei é uma importante conquista para as pessoas com diabetes mellitus em Goiás. Ela garante que essas pessoas tenham acesso ao atendimento de saúde de forma mais rápida e eficiente”, afirmou a deputada Lêda Borges.

O diabetes mellitus é uma doença crônica que afeta a forma como o corpo metaboliza a glicose, o açúcar no sangue. A doença pode causar uma série de complicações, incluindo problemas cardíacos, derrame, insuficiência renal e cegueira.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem cerca de 16,8 milhões de pessoas com diabetes mellitus.