Da Redação Um Diabético
A gente sabe que existem dois tipos de água de coco. Aquela que vem direto da fruta, e aquela de caixinha vendida no supermercado. E elas são diferentes.
Direto do coco a água é considerada mais saudável.
A nutricionista Carol Neto explica que quando vem embalada a água de coco passa por um processo para não estragar e pra manter o sabor da fruta. Então tem conservantes nas caixinhas e esse processo acaba causando uma perda dos nutrientes. Mas isso não significa que essa água é ruim, ela também tem benefícios.
Outra coisa: água de coco não é água. Portanto, ela não deve substituir a ingestão de água normal, que a gente precisa fazer várias vezes ao dia para ficar hidratado.
Um copo com 200 ml de água de coco tem em média nove gramas de carboidrato, ou seja, se você consumir mais que um copo ou até mesmo um copo, você vai perceber uma mudança na sua glicemia. E pra quem convive com diabetes, vamos relembrar carboidrato e açúcar na corrente sanguínea, tudo o que vira glicose no sangue. Então a gente precisa redobrar o cuidado, monitorar a glicose antes de consumir e depois para saber se não teve nenhum impacto muito grande, tomar uma decisão certeira. Se tomar dois copos, por exemplo, de 200 ml de 400 ml de água de coco, aplicar insulina se necessário.
Se você faz uso de medicamento, não esquecer de tomar a sua medicação, porque a água de coco ela tem carboidrato e se você comer. E sabe a parte branca do coco? Além de carboidrato, por lá também tem gordura. Isso também passa na glicemia.