Macarrão instantâneo é prático, mas tem bastante carboidrato que vira açúcar no sangue; veja opção de receita de massa caseira
Maurílio Goeldner, da Redação Um Diabético
Em primeiro lugar miojo é macarrão. Macarrão é carboidrato, que vira glicose no sangue.
Um pacote de macarrão instantâneo tem 52 gramas de carboidrato. É uma quantidade considerável equivalente a dez colheres de sopa de arroz.
Nesse caso, não dá nem pra fazer comparação com o arroz, porque o arroz não é a mesma coisa que o miojo. Porque? Porque o miojo, além de ser um macarrão, ele também é frito. Pra ele ter essa textura. Aqui ele passa por um processo de fritura, ou seja, você além do carboidrato, você também tem a gordura, mais precisamente 16 gramas, uma quantidade bem considerável, quase 30%.
A nutricionista Carol Netto não recomenda o consumo desse produto. “Talvez você não deva comer o miojo, porque é um alimento que tem vários aspectos negativos em relação à sua saúde. Quem convive com diabetes precisa redobrar ainda mais a atenção”, alerta no vídeo publicado no nosso canal no YouTube. Tom Bueno vai além: “Comer todos os dias miojo não é aconselhável pra ninguém, mas imagina só se você só tem esse alimento pra comer? Não é que você não pode um único miojo, o problema é tornar isso um hábito. Da mesma forma, quando a gente fala de outros alimentos, como comer hambúrguer todos os dias, isso não é saudável pra ninguém”, aconselha o apresentador.
Alternativa
A Sociedade Brasileira de Diabetes apresenta como alternativa ao macarrão industrializado uma receita de massa caseira com molho natural. Uma porção tem 35 gramas de carboidrato e pouco mais de 5 gramas de gordura. Veja abaixo a forma de fazer e boas glicemias!
Nhoque ao molho mediterrâneo
Rendimento: 6 porções
Ingredientes
Massa
4 xícaras (chá) de mandioquinha cozida e amassada
4 claras
2 colheres (sopa) de margarina cremosa sem sal
2 colheres (café) de sal
1 xícara (chá) de farinha de trigo, aproximadamente
Molho
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho amassados
1 cebola picada
1 berinjela cortada em tiras
1 abobrinha cortada em tiras
4 tomates sem pele e sem sementes picados
1/2 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de purê de tomate
1 colher (café) de sal
2 colheres (sopa) de queijo parmesão light ralado
Manjericão fresco a gosto (opcional)
Preparo
Massa
Misture a mandioquinha, as claras, a margarina e o sal. Aos poucos, adicione a farinha até obter uma massa firme. Faça rolinhos com a massa e corte-os em pedaços ou bolinhas. Coloque uma panela grande com 4 litros de água no fogo e quando ferver, adicione os nhoques, aos poucos, até que subam à superfície. Coloque em uma travessa e reserve.
Molho
Aqueça o azeite em uma panela antiaderente e refogue o alho e a cebola até dourarem. Acrescente a berinjela, a abobrinha, os tomates, a água, o purê de tomate e o sal. Deixe apurar bem. Cubra os nhoques com o molho e polvilhe o queijo. Leve ao forno apenas para aquecer. Se quiser, decore com manjericão.