PESSOAS COM DIABETES PODEM COMER BOLO DE CENOURA?

Alimentação

O sabor é inconfundível. Resta saber se farinha e açúcar, presentes na receita, podem desandar o controle da glicemia

Maurílio Goeldner, da Redação Um Diabético

Bolo de cenoura é quase uma instituição familiar. Muita gente lembra da avó só de sentir o cheiro ou ver aquela caldinha quente de chocolate caindo sobre a massa do bolo… vai bem com café, capuccino, hummmmm!

O bolo de cenoura tem cenoura, açúcar, fermento, ovo e farinha. E a gente tem que lembrar também que tem carboidrato. E quanto tem de carboidrato num bolo de cenoura? Uma fatia média tem em torno de 30 gramas de carboidrato. Isso é equivalente a quase um pãozinho francês. Mas isso quando a gente está falando do bolo puro, nessa conta não entra a cobertura de chocolate.

A dica de ouro pra não desandar o controle da glicemia vem da nutricionista Carol Neto.

Nossa dica de ouro: bolo de cenoura sem cobertura com um pouco de manteiga ou acompanhado de um copo de leite. Essa combinação vai salvar sua glicemia

Em alguns lugares do país tem gente que passa manteiga no bolo. E isso é legal, a manteiga tem gordura que funciona como um freio para a glicose não subir de uma só vez. Outra opção é combinar com uma proteína, um copo de leite por exemplo.

E para quem toma insulina, tem que fazer a aplicação da insulina antes de comer a fatia de bolo. Se tem uma insulina ultra rápida que tem que aplicar cinco minutos antes, aplica cinco minutos antes. Se for aquelas rápidas que tem que ser meia hora, 20 minutos antes, aplicar no tempo correto, porque isso também faz muita diferença.

Cobertura de chocolate
Quando a gente fala do bolo com chocolate por cima, aí a história muda, porque essa cobertura tem muita gordura, em geral manteiga e chocolate. O ingrediente é que vai fazer toda a diferença e aí você vai ter que tomar um pouco mais de cuidado, monitorar antes de comer e fazer a aplicação de insulina também antes, e monitorar duas horas depois pra saber se essa gordura não vai segurar demais a subida da glicose.

Lembrar da quantidade e também não exagerar também faz a diferença.

Essas dicas não se aplicam a pessoas que têm doença celíaca, algumas pessoas com diabetes tipo um têm doença celíaca, porque elas têm que evitar o glúten e monitorar de semear antes e depois, tomar as medicações no horário certo e não deixar de fazer atividade física sabendo disso com equilíbrio.

Programa de Educação em Diabetes