Ozempic é um medicamento injetável usado no tratamento do diabetes tipo 2. Ele age ajudando a reduzir o açúcar no sangue, estimulando a produção de insulina e diminuindo a secreção de glucagon, substância que aumenta a glicemia. O uso do medicamento deve ser sempre acompanhado de dieta e exercícios.
Quando não usar o Ozempic?
Pessoas com diabetes tipo 1 não devem usar Ozempic, pois ele não substitui a insulina. Quem tem cetoacidose diabética, uma complicação grave com níveis elevados de glicose, também deve evitar o uso do medicamento. Além disso, se você tiver histórico de câncer de tireoide ou síndrome de neoplasia endócrina múltipla, é importante conversar com seu médico antes de usar.
Efeitos colaterais e riscos
O Ozempic pode causar efeitos colaterais, como náusea, vômitos e diarreia. Isso pode levar à desidratação, então é importante ingerir líquidos. Também pode ocorrer hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) se combinado com insulina ou outros medicamentos. Além disso, quem tem doença ocular diabética (retinopatia) deve informar o médico, pois o uso do Ozempic pode agravar temporariamente o quadro.