Um estudo publicado nesta sexta-feira (24), trouxe boas notícias para pessoas com diabetes tipo 2 e doença renal grave. A pesquisa, apresentada na Associação Renal Europeia e publicada no The New England Journal of Medicine, mostrou que o Ozempic, um medicamento já usado para tratar diabetes tipo 2, pode ajudar a reduzir complicações renais, problemas cardíacos e até mortes.
O estudo, financiado pela fabricante Novo Nordisk, foi tão positivo que a empresa decidiu interrompê-lo mais cedo. O Dr. Martin Holst Lange, da Novo Nordisk, disse que a empresa vai pedir a Agência Federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (FDA) para atualizar o rótulo do Ozempic, indicando seu uso para reduzir a progressão da doença renal crônica em diabéticos.
DIABETES E A DOENÇA RENAL CRÔNICA
- Diabetes é uma das principais causas de doença renal crônica;
- Doença renal crônica afeta a capacidade dos rins de filtrar o sangue;
- Pode levar a acúmulo de resíduos e aumento da pressão arterial, elevando o risco de doenças cardíacas e derrames.
O QUE MOSTROU O ESTUDO?
Os participantes que usaram semaglutida apresentaram menor probabilidade de morrer de problemas cardiovasculares e tiveram uma progressão mais lenta da doença renal. Mesmo com esses resultados positivos, os pesquisadores ainda não sabem exatamente como o medicamento ajuda os rins. Uma teoria é que a semaglutida pode reduzir a inflamação.
DETALHES DO ESTUDO
- Incluiu 3.533 pessoas com diabetes tipo 2 e doença renal;
- Metade recebeu semaglutida e metade, um placebo;
- Após três anos e meio, o grupo da semaglutida teve 24% menos eventos graves de doença renal.