Ozempic: 3 erros comuns ao usar a medicação

Tratamento

O Ozempic, medicação injetável para tratar o diabetes tipo 2, tem sido utilizado por muitas pessoas no Brasil e no mundo para emagrecer. Um dos efeitos causados pelo remédio é agir semelhante ao hormônio liberado pelo intestino que causa a sensação de “saciedade”, mas o que algumas pessoas acabam se  esquecendo é que o uso deve ser feito apenas após a prescrição e acompanhamento médico, além de outras medidas importantes para evitar os efeitos colaterais.

De acordo com a própria bula do medicamento, algumas reações podem surgir após o uso do remédio. As mais comuns são:

  • Indigestão
  • Inflamação do estômago – “gastrite”
  • Sensação de enjoo, náusea ou vômito
  • Refluxo ou azia
  • Dor no estômago e/ou inchaço no estômago 
  • Constipação – prisão de ventre
  • Sensação de tontura e cansaço

Isso não significa que todas as pessoas vão apresentar esses sintomas, mas o uso inadequado da medicação ou os erros que as pessoas comentem podem aumentar as chances. 

Por isso, nós separamos os 3 principais erros comuns: 

Automedicação

Segundo a endocrinologista, Dra. Denise Franco, as pessoas não devem ir à farmácia sem orientação médica. É importante entender se o paciente tem alguma contraindicação. 

A médica ressaltou ainda que os efeitos colaterais podem ser adversos em casos de automedicação, isso porque o paciente não leva em consideração o seu quadro de saúde e histórico familiar, itens que podem afetar na maneira com que o medicamento vai agir no organismo.

“Alguns pacientes não podem fazer uso do medicamento, caso tenha risco de ter doença tireóide ou tido câncer de tireoide na família, por exemplo. Cada caso precisa ser avaliado.” ressaltou Denise. 

Altas dosagens

É necessário fazer um acompanhamento médico para entender a necessidade que o paciente está tendo, pois caso a pessoa faça uma aplicação de uma dosagem alta do medicamento ela pode ter sérios efeitos colaterais.