O uso indiscriminado da semaglutida, um medicamento para tratar o diabetes tipo 2 e que tem como consequência a perda de peso, preocupa as autoridades em saúde e sociedades médicas respeitadas no Brasil. Popularmento conhecido pelo nome comercial “Ozempic”, o medicamento é seguro e eficaz quando prescrito e acompanhado por um médico. Porém, quando isso não acontece de maneira correta, o mal uso do remédio pode aumentar os riscos de efeitos colaterais, aqueles que estão descritos na bula. Por isso, é importante entender o que é, como ele age, os cuidados que as pessoas precisam ter ao tomar a medicação e o que pode acontecer durante o uso.
O médico endocrinologista, Rodrigo Mendes, reforça que o Ozempic é um medicamento utilizado no tratamento do diabetes tipo 2 e só deve ser utilizado sob supervisão médica. “Pode causar efeitos colaterais, como alterações gastrointestinais, reações locais, inflamação do pâncreas. Sem acompanhamento médico adequado, esses efeitos colaterais podem passar despercebidos e causar danos à saúde”, esclarece o médico.
Além disso, o médico explica que a dosagem do medicamento é individualizada e de acordo com a necessidade de cada pessoa. Ao usar o remédio, alguns podem ter enjoos e ansia de vômito com frequência. “ Vale dizer que o Ozempic pode aumentar o risco de interações com medicamentos para tratar outros problemas de saúde”, alertou o endocrinologista.
Perder peso pode ser desafiador devido a fatores como metabolismo lento, alimentação inadequada,
falta de atividade física e questões emocionais.
Além disso, a restrição calórica prolongada pode causar fadiga e desmotivação.
A genética e o ambiente também desempenham um papel, tornando o processo de emagrecimento mais difícil.