Cuidado: remédios que aumentam a glicose no sangue

Mais lidas Tratamento

Alguns medicamentos afetam o controle da glicemia; um alerta sobre os riscos da automedicação

Maurílio Goeldner, da Redação Um Diabético

Muitos medicamentos podem afetar o controle da glicemia. Por isso é extremamente importante que as pessoas com diabetes conversem com o médico antes de tomar qualquer remédio, incluindo aqueles que podem ser comprados sem prescrição médica.

Rodrigo Siqueira, Doutor em Endocrinologia pela UFRJ e Diretor do Centro de Diabetes RJ

O endocrinologista Rodrigo Siqueira explica ao Portal Um Diabético que as substâncias presentes em alguns medicamentos podem provocar complicações graves como hipoglicemia ou hiperglicemia. “É comum as pessoas com diabetes usarem um ou mais medicações para o diabetes e sempre quando prescrevemos medicações temos que pensar nas interações medicamentosas”, alerta o médico.

Ele afirma que não existe medicação proibida, mas que os antiinflamatórios podem aumentar o risco de insuficiência renal aguda e o uso de corticoides pode aumentar a glicose no sangue de forma expressiva: “No caso do uso de corticoide, com o aumento da glicemia, pode se exacerbar os sintomas do diabetes, como o aumento da fome, da sede e do volume de urina”. O endocrinologista também lembra que há substituições para antiinflamatórios e corticoides, mas que só o profissional da medicina vai saber orientar o paciente. “Muitas vezes existem alternativas para os antiinflamatórios e os corticoides. O médico saberá a melhor solução para cada caso”, afirma Rodrigo.

“Essas medicações quando usadas por conta própria ou de forma inadequada podem realmente causar mal pra saúde da pessoa com diabetes”, conclui o médico.

Medicamentos que podem afetar a glicemia:

  1. Corticoides: São utilizados no tratamento de diversas condições inflamatórias, alergias e doenças autoimunes. Eles aumentam a glicemia ao promoverem a liberação de glicose pelo fígado e diminuírem a utilização da glicose pelas células.
  2. Diuréticos: São usados para controlar a pressão arterial e tratar condições como insuficiência cardíaca e edema. Alguns tipos de diuréticos podem afetar a glicemia ao aumentarem a eliminação de líquidos e sais do corpo, incluindo a glicose.
  3. Betabloqueadores: São utilizados no tratamento da pressão arterial elevada, angina e arritmias cardíacas. Eles podem afetar a glicemia ao reduzirem a sensibilidade das células à insulina.
  4. Antidepressivos: Alguns antidepressivos podem afetar o controle da glicemia ao aumentarem a resistência à insulina.
  5. Estatinas: São utilizadas para reduzir o colesterol e prevenir doenças cardiovasculares. Em alguns casos, elas podem aumentar a glicemia.