Com forte presença na mesa dos brasileiros, a couve-flor é um vegetal bastante versátil, cheio de benefícios e nutrientes muito importantes para a alimentação. É rico em vitaminas C, K, B5, B6, folato (B9) e manganês. Devido a sua riqueza em fibras, o seu consumo traz bastante saciedade e, consequentemente, pode auxiliar no processo de controle glicêmico.
Além disso, possui substâncias com poder antioxidante e anti-inflamatório, que podem auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares e até do diabetes. E é sobre os seus benefícios no combate à essa doença crônica que iremos falar neste artigo.
Afinal, quais os principais benefícios do vegetal no combate ao diabetes?
- Controla os níveis de glicose:
A couve-flor é rica em fibras, potássio e vitamina C, o que ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue. As fibras prolongam a saciedade, diminuindo a fome ao longo do dia e evitando picos de glicose. Além disso, apresenta baixíssimo teor de carboidratos, o que contribui ainda mais para o controle e equilíbrio de açúcares no organismo. Estudos têm demonstrado que o consumo de vegetais crucíferos, como a couve-flor, está associado à redução do risco de desenvolver diabetes.
- Tem ação antioxidante e anti-inflamatória:
A couve-flor contém compostos bioativos, como glicosinolatos, sulforafanos e isotiocianatos, que possuem ação antioxidante e anti-inflamatória. Um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, inclusive, concluiu que o sulforafano possibilita o aumento das defesas antioxidantes. Esses compostos ajudam a proteger as células saudáveis contra danos causados pelos radicais livres, contribuindo para a prevenção do diabetes e reduzindo o risco de insuficiência cardíaca.
- Auxilia no emagrecimento:
As fibras presentes na couve-flor prolongam a sensação de saciedade, auxiliando diretamente no controle do apetite e na perda de peso. Possui pouquíssima gordura em sua composição e é um vegetal diurético. Além disso, o triptofano, um aminoácido presente na couve-flor, ajuda a controlar a ansiedade e melhora o bem-estar, o que pode ser benéfico para pessoas com compulsão alimentar.
- Melhora a saúde do coração:
Os compostos antioxidantes da couve-flor, como a vitamina C, ajudam a melhorar a saúde das artérias e a circulação sanguínea, prevenindo doenças cardiovasculares, como derrame e pressão alta.
- Reduz a gordura no sangue:
A couve-flor também é bastante rica em vitaminas do complexo B. Elas são responsáveis por reduzir significativamente a produção de gordura no sangue e glóbulos vermelhos, contribuindo para a redução do colesterol no sangue.