O que o diabético pode comer no café da manhã?

Alimentação

A primeira coisa que você precisa saber é como está a sua glicemia antes de comer. Portanto, monitorização da glicose é fundamental. E aí, a partir do resultado você vai entender o que você pode comer. Claro, eu estou falando isso na rotina, não nas exceções, porque às vezes a gente sai, vai viajar, vai para um hotel e aí tem muitas opções.

Estou falando no seu dia a dia. O importante é saber que a gente precisa controlar, a dissemina. E para controlar melhor a glicemia. Escolher alimentos com baixo índice glicêmico é melhor. Mas o que é isso? Por exemplo, tem o pão francês e tem também o pão de forma integral.

O integral é a melhor opção. Mas não é todo dia que a gente quer comer o pão integral. Então, vai comer o pão francês, fazer uma boa combinação pão francês com um pouco de manteiga, que é gordura, dar uma segurada. Se puder tirar o miolo, vai ajudar também lembrando que o pão ele tem um alto índice glicêmico. Então, se a glicose estiver alta, não é a melhor opção.

Não faça essa escolha pelo menos nos dias em que a glicose estiver mais alta. Ovo é uma delícia de manhã e não tem carboidrato, então te ajuda também. Queijo também é uma ótima opção. É proteína, só tem gordura e a gente também tem que tomar cuidado com o excesso de gordura. 

E café sempre é melhor sem açúcar.Mas se for colocar açúcar, bem pouca se faz a contagem de carboidrato. Não esquecer de contabilizar a açúcar do cafezinho. Frutas, tudo vai depender também da quantidade. Fazer uma escolha para uma fruta que não tem um índice glicêmico muito alto, por exemplo. O morango é uma ótima opção. Mas se você for comer uma banana, tem que saber que tem um índice glicêmico um pouquinho maior.

Iogurte também é uma ótima opção. No café da manhã, você pode, mas também tem que saber a quantidade que você vai consumir. Portanto, a resposta é o seguinte: se você tem diabetes, você pode comer de tudo desde que você saiba como está o seu controle glicêmico e não exagerar. O exagero é um grande problema. 

Mas se você acorda e a glicose está alta? O que comer? Portanto, para você que acorda com a glicose um pouquinho mais alto, como é o meu caso, normalmente um pouquinho mais alta, por conta da questão do fenômeno do alvorecer. E aí, nesse caso, a Carol mandou explicar o seguinte: é melhor escolher alimentos que não tenham carboidrato ou que tenham baixo carboidrato.