O que acontece quando não monitoro a glicose?

Tratamento

Eu to sempre falando tanto sobre monitorar a glicose, não é? Principalmente, nas dicas sobre o que o diabético pode ou não comer. Mas isso deveria ser um hábito para quem tem diabetes, já que é o básico para saber se a doença está ou não no nível ideal.

OS FATORES QUE AFETAM SUA GLICEMIA

Afinal, o que impacta na glicemia? O principal fator é a alimentação, com seus carboidratos, gordura e proteínas. Todo carboidrato que você consome, por exemplo, vai virar glicose no sangue. Mas, para além do que você come, alguns medicamentos também são responsáveis pelo aumento ou queda da glicose. E sabe o que mais? O estresse! Isso mesmo, sua alteração de humor, aquele momento que você está sobrecarregado e irritado, pode desregular sua glicemia.

Monitorar a glicemia para se antecipar e evitar o pior.

A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO

Imagine só: você está dirigindo um carro, que é seu diabetes. Mas você está conduzindo com uma venda nos olhos. Você não sabe para onde está indo, está completamente perdido e vulnerável a sofrer as consequências. É assim quando você não monitora sua glicemia. O hormônio é volátil, independente se a pessoa tenha ou não diabetes, ele pode subir ou descer. Mas, para quem tem a doença, essa inconstância pode ser muito prejudicial, por isso é importante estar sob o controle da glicemia e não o contrário.