Descubra o melhor horário para aplicar insulina

Tratamento

Qual o melhor horário para aplicar a insulina? Essa é uma dúvida que muita gente me pergunta para esclarecer. Esse vídeo eu vou trazer essa resposta. Para começar preciso contar minha experiência na convívio com diabetes tipo 1 há 17 anos, mas o que eu vou falar para vocês serve tanto para diabético tipo 1 quanto para o diabético tipo 2. 

Eu já mudei várias vezes o horário de aplicação de insulina, principalmente a basal. Eu já apliquei só pela manhã, já dividi e apliquei também de manhã e à noite, e apliquei só à noite.

A basal é aquela insulina de ação lenta e aí tem a insulina bolus, que é aquela de ação rápida, que ela também tem que ser aplicada antes das refeições.

Esse conteúdo foi todo checado pela médica endocrinologista Denise Franco e também no site da SDB – Sociedade Brasileira de Diabetes. Para começar a gente precisa dividir as duas insulinas que a gente tem, que a gente usa. Primeiro a insulina basal, que a insulina de ação lenta, nem todo mundo usa a bolus que é aquela insulina de ação rápida. Eu vou explicar o porquê dessa diferença e o tempo.

Cada uma você aplica em um momento do dia. Para começar a insulina basal que é insulina que age durante muito tempo, vai liderança de pouquinho em pouquinho. Essa precisa ser aplicada de acordo com a realidade da pessoa, por isso é tão importante se conhecer. Para quem tem resistência insulínica à noite tem mais dificuldade de controlar a glicose à noite. 

Segundo Denise Franco é melhor aplicar a insulina basal à noite, porque ela consegue descobrir durante a noite, madrugada. Tem um fenômeno do amanhecer que começa às 4 e 5 horas da manhã a glicose começa a subir por conta de hormônios contra reguladores. Então para quem tem esse fenômeno e tem uma certa resistência insulínica a noite, é melhor aplicar à noite.

 Para essa pessoa que faz uso de medicação durante o dia as medicações conseguem agir da melhor forma e aí você consegue manter o controle glicêmico mais dentro da meta estabelecida pelo seu médico.