O primeiro lançamento tecnológico de impacto para o mercado médico e de tratamento no ATTD – Advanced Technologies & Treatments for Diabetes 2024, em Florença, Itália, é o novo sensor Accu-Chek SmartGuide CGM, da empresa Roche.
O sensor da Roche possui 33 milímetros de diâmetro, tem durabilidade de 14 dias e um diferencial relevante em relação aos outros sensores já existentes. Com ajuda da Inteligência Artificial, a monitorização apresenta três opções diferentes de prever a glicose futura, são elas:
30 minutos
2 horas
Noturna
O anúncio de um novo sensor de glicose no mercado significa mais uma opção para quem convive com diabetes. A médica endocrinologista, Denise Franco, ressalta a importância dessa novidade, “ tudo o que uma pessoa com diabetes precisa saber é qual o caminho que a glicose está seguindo, um sensor que oferece diferentes parâmetros vai ajudar na tomada de decisão”.
O portal Um Diabético conversou com exclusividade com Julien Boisdron, diretor médico mundial da Roche Diabetes Care. Ele está confiante que o novo sensor Accu-Chek SmartGuide CGM esteja no mercado europeu o mais rápido possível. O dispositivo ainda não foi precificado, mas a empresa busca tornar acessível. “Vamos tentar ser o mais competitivos possíveis para poder alavancar conexao com nossos outros sistemas” afirma o diretor médico.
Julien Boisdron também comentou sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) e a acurácia do novo dispositivo que mede a glicose, “Com uma acurácia de mais de 90% o sensor consegue saber a evolução dos níveis de glicos eno sangue e desta forma a pessoa consegue tomar uma decisão mais confiante”.
O dispositivo, ainda em fase de aprovação pelo órgão regulatório da Europa, EMEA, deve ser lançado nos próximos meses em alguns países. No Brasil, a tecnologia ainda precisa ser aprovado pela Anvisa ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas a expectativa é que ele seja comercializado em 2025.