Maurílio Goeldner
Repórter e editor do portal Um Diabético. Escreve sobre saúde desde os tempos da faculdade de jornalismo. Para sugerir uma reportagem: redacao@umdiabetico.com.br
O cenário da obesidade ganhou um importante protagonista no último Congresso da Associação Americana de Diabetes, realizado em San Diego, nos Estados Unidos. O medicamento Retatrutida roubou a cena ao apresentar resultados impressionantes na luta contra o excesso de peso. De acordo com uma pesquisa em fase 2, esse medicamento promissor pode proporcionar uma redução de peso próxima a 25% em menos de 1 ano, marcando uma verdadeira evolução no tratamento da obesidade. “O principal benefício é uma perda de peso muito maior e isso pode ajudar pessoas que tem graus mais elevados de obesidade a perder peso de maneira eficiente e sustentada”, explica o endocrinologista André Vianna, que participou do ADA.
Ele ressalta que logo nas primeiras semanas da pesquisa, os participantes já mostraram resultados encorajadores, alcançando uma significativa redução de 17% do peso corporal. Com 48 semanas de tratamento, o resultado foi ainda mais surpreendente, atingindo uma perda de peso impressionante de 24%: “Fica clara a perda de peso potente. Esse medicamento é injetável e precisa apenas de uma aplicação por semana”.