NOVA MEDICAÇÃO PODE ADIAR O SURGIMENTO DO DIABETES TIPO 1

Sem categoria

Médico brasileiro comemora a novidade e afirma que o uso da medicação,  ainda em fase de aprovação, reduz o risco de cetoacidose diabética

Medicamento Teplizumab para diabetes

Uma notícia fantástica. Foi com essa frase, diretamente de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes,  que o endocrinologista pediátrico, Eduardo Calliari, contou a novidade sobre a medicação que pode adiar o surgimento do diabetes tipo 1 em crianças por até 3 anos.

As informações foram passadas durante uma live que aconteceu no sábado (15/10) no perfil do Instagram Um Diabético. 

De acordo com o doutor Eduardo, tudo vai depender da aprovação da FDA (Federal Drug Administration), órgão governamental dos Estados Unidos  que faz o controle dos alimentos (tanto humano como animal), suplementos alimentares, medicamentos (humano e animal), cosméticos, equipamentos médicos, materiais biológicos e produtos derivados do sangue humano, que fará votação em novembro ainda deste ano de 2022.

Eduardo Calliari, médico endocrinologista pediátrico

Segundo Eduardo Calliari, que está no ISPAD, uma associação internacional que estuda o diabetes em crianças e adolescentes, esse fato está acontecendo pela primeira vez na história. 

“Uma medicação que pode ser usada, não para prevenir ainda, mas para adiar de  2 a 3 anos o aparecimento do diabetes em uma criança que já está desenvolvendo anticorpos”, explicou o endocrinologista pediátrico brasileiro.

Além disso, o médico  ressaltou duas mudanças importantes caso essa medicação seja aprovada. 

Uma delas é o risco de cetocidose, que é uma situação de grande risco para a criança e a outra questão é sobre o surgimento do diabetes de uma forma mais leve, evitando uma destruição do pâncreas. “Esse é um tratamento impactante para a família que tem diabetes”, destacou.