Da Redação
Conteúdo produzido pela equipe Um Diabético. Sugestão de pauta envie e-mail para redacao@umdiabetico.com.br
Ações que promovem orientação sobre o diabetes e até testes de glicemia gratuitos se espalham pela cidade de São Paulo, nesta terça-feira, Dia Mundial do Diabetes. No shopping Cidade de São Paulo a campanha Quem Vê Diabetes Vê Coração estimula a prevenção e destaca que os problemas cardíacos podem ser consequências do descontrole da glicemia no longo prazo. O jornalista e idealizador da plataforma Um Diabético Tom Bueno participa da ação que também envolve a Rádio Band News FM e a ADJ Diabetes Brasil.
A estação Sé do Metrô também recebe profissionais de saúde e educadores em diabetes em ações de prevenção e conscientização sobre a importância de manter os exames de saúde em dia. Estão sendo realizados testes de glicemia, peso, altura, circunferência da cintura e questionário de avaliação de risco de desenvolver diabetes. Os resultados saem na hora, e os casos fora de parâmetros serão encaminhados para orientação no local. Aqueles que já tiverem diabetes ou pré-diabetes podem agendar atendimento gratuito na ADJ Diabetes Brasil. Não há custo para os interessados.
Números divulgados pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), em 2021 no Atlas do Diabetes, mostram que mais de 15 milhões de adultos tem diabetes, cerca de 90% dos casos são de diabetes tipo 2. O médico Ronaldo Pineda Wieselberg, vice-presidente da ADJ Diabetes Brasil, ressalta que os principais fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes tipo 2 são a obesidade, o sedentarismo, o consumo de alimentos ultraprocessados e a hereditariedade. “De forma geral, para se prevenir, a alimentação saudável, rica em alimentos in natura e atividade física são o melhor caminho”, diz Wieselberg.
Estação da Luz