As fortes chuvas que castigaram o Rio Grande do Sul nos últimos dias provocaram uma das maiores tragédias da história do estado. As inundações atingiram cerca de 360 municípios, deixando um rastro de destruição. Segundo a Defesa Civil do estado, mais de 870 mil pessoas foram afetadas, sendo que 20 mil foram para abrigos e quase 130 mil estão desalojadas. Em meio a situação caótica, pacientes que convivem com diabetes estão sem insulina, medicamentos e insumos para fazer o tratamento. A preocupação é grande, principalmente com pessoas que precisam de insulina para viver.
O Instituto da Criança com Diabetes do Rio Grande do Sul criou uma campanha para arrecadar dinheiro para comprar insulina, glicosímetro, tiras reagentes e outros insumos para o tratamento do diabetes. A ideia é identificar e fazer com que as pessoas afetadas pelas chuvas consigam manter o tratamento. Segundo a assessoria de imprensa a entidade tenta localizar onde estão esses pacientes e disponibilizou um número de telefone para que as pessoas entrem em contado para serem ajudadas.
Além disso, o Instituto está recebendo doações em dinheiro para comprar as insulinas e insumos. A colaboração pode ser feita por meio de transferência pix (chave: CNPJ 02774358000105). O objetivo é enviar medicamentos e insumos para pacientes que estão nas cidades de Porto Alegre, Guaíba, Eldorado do Sul, Canoas, Sapucaia do Sul e São Leopoldo. Para isso, a instituição conta com o apoio aéreo do grupo Asas Solidárias de Santa Catarina.