Conteúdo produzido pela equipe Um Diabético. Sugestão de pauta envie e-mail para redacao@umdiabetico.com.br
É verdade que comer muito doce causa diabetes? Usar Insulina significa que o diabetes é mais grave? Insulina engorda ou vicia? São muitas as perguntas que envolvem o universo do diabetes e há muitos mitos que rondam o assunto.
Na quinta edição do videocast “Juntos por VC”, Tom Bueno tratou das dúvidas mais comuns com duas especialistas, a médica Monica Gabbay endocrinologista pediátrica e a nutricionista Tarcila Campos, educadora em diabetes.
O videocast é uma parceria do ‘Um Diabético’ com o programa de suporte a pessoas com diabetes da Roche Diabetes Care.
Veja dois mitos sobre diabetes:
Comer muito doce causa diabetes?
Mito. Embora uma dieta rica em açúcares possa contribuir para o desenvolvimento do diabetes tipo 2, outros fatores desempenham papéis significativos na origem da doença. O diabetes tipo 1 é uma condição autoimune na qual o sistema imunológico ataca as células produtoras de insulina no pâncreas, interrompendo a produção desse hormônio essencial. Sem a insulina, a glicose não pode ser transportada para dentro das células e permanece na corrente sanguínea. Em contraste, o diabetes tipo 2 resulta de uma combinação de fatores relacionados ao estilo de vida, incluindo excesso de peso, inatividade física e predisposição genética. Portanto, não se limita apenas à dieta rica em açúcares, sendo uma condição mais complexa.
Insulina causa dependência ou vicia?
Mito: Insulina não causa dependência. É um equívoco acreditar que o uso de insulina levará a uma crescente necessidade de doses. Quando alguém requer insulina, isso indica que o corpo perdeu, parcial ou completamente, a capacidade de produzir o hormônio responsável por regular a glicose nas células. O aumento das doses está relacionado à busca pelo controle adequado do açúcar no sangue. A quantidade de insulina prescrita pelo médico é altamente personalizada e calculada com base nas metas individuais de controle glicêmico a serem alcançadas.
Veja este e outros episódios do videocast “Juntos Por VC”: